Ceap-Sol recebe visita da Câmara de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem

Objetivo da unidade do Governo de Goiás com a visita das representantes do Coren-GO é apresentar o funcionamento do local e dar celeridade ao processo de implantação de sua comissão similar

Equipes da Câmara de Instrumentalização das CEEs e do Ceap-Sol discutem criação de comissão na unidade

As enfermeiras e conselheiras da Câmara de Instrumentalização das Comissões de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Saúde de Goiás (Coren-GO) nas instituições de saúde, Cíntia Parreira e Cristiane Divina de Sousa, realizaram uma visita no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade da SES-GO, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).

Na oportunidade, elas foram recebidas pela diretora técnica do Ceap-Sol, Thais Safatle; coordenadora operacional, Bruna Karlla Paulino; e a coordenadora de enfermagem, Sara Coelho Avelino, que apresentaram o funcionamento da unidade.

De acordo com Sara Coelho, o objetivo é implantar a Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), para fortalecer as ações educativas e orientativas quanto ao exercício ético da profissão. Ela explica ainda que, no caso do Ceap-Sol, a criação da CEE é facultativa, pois a unidade conta com menos de 50 profissionais da área de enfermagem, mas que a opção da unidade em instituir a CEE é extremamente assertiva e promove inúmeros ganhos para a unidade, seus profissionais e pacientes.

De modo complementar, Bruna Karlla complementou que o comportamento ético na área de enfermagem é essencial para a humanização do atendimento e para o bem-estar dos pacientes.

O diretor executivo do Ceap-Sol, Antônio Jorge de Almeida Maciel, comenta que a missão do ISG é cuidar e salvar vidas, pautada na garantia de um atendimento de qualidade, ética e segurança. "Nós, em parceria com a SES-GO, buscamos a promoção da saúde integral para os pacientes atendidos", afirmou.

O processo de implantação da CEE no Ceap-Sol está em andamento, e a previsão é que seja concluído este ano. Após a aprovação de toda documentação e autorização do Coren-GO, os profissionais de enfermagem da unidade serão orientados para quanto à estruturação comissão eleitoral e eleição de representantes.

Aline Santos (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo