Ceap-Sol realiza mais de 400 atendimentos no Dia D do Dezembro Vermelho
Unidade do Governo de Goiás aproveitou a data também para celebrar seus 29 anos de existência, com a participação do secretário estadual da Saúde, Rasível Santos
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) realizou, na terça-feira (3/12), o Dia D do Dezembro Vermelho, marcando seus 29 anos de compromisso com a saúde e o cuidado humanizado. O evento proporcionou mais de 400 atendimentos aos pacientes e à população.
Na ação, foram realizados ecocardiogramas, eletrocardiogramas, ultrassonografias, testes para HIV/aids e hepatites A e B, aferições de pressão arterial, testes glicêmicos, consultas médicas com infectologista, avaliações odontológicas, nutricionais, fisioterapêuticas e fonoaudiológicas, atendimentos psicológicos e sociais, além da coleta de 45 bolsas de sangue e 3 cadastros de medula óssea em parceria com o Hemocentro.
A iniciativa reforça o compromisso da unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) com a conscientização e a prevenção ao HIV/aids, destacando sua dedicação à promoção de uma saúde inclusiva e de qualidade.
A coordenadora de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Superintendência de Vigilância em Saúde (ISTs/Suvisa), Luciene Tavares, destacou o papel crucial dos dados epidemiológicos no enfrentamento ao HIV. Segundo ela, o aumento na taxa de detecção representa um avanço significativo. “Detectar mais casos permite oferecer tratamento e interromper a cadeia de transmissão”, afirmou.
Entre janeiro de 2020 e agosto de 2024, Goiás registrou 7.896 casos de infecção por HIV em pessoas acima de 13 anos, com maior incidência entre homens de 20 a 29 anos, além de 1.344 óbitos por aids, conforme dados da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Subvs/SES-GO).
Luciene também enfatizou a importância de ampliar o acesso ao diagnóstico, especialmente por meio de testes rápidos. “Um diagnóstico positivo não é uma sentença, mas uma oportunidade de tratamento para uma vida longa e saudável”, explicou. Ela ainda alertou para o aumento de casos em idosos e adolescentes, reforçando a necessidade de eliminar a transmissão vertical e intensificar ações de conscientização.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou a relevância do Ceap-Sol e a luta contra o preconceito. “Hoje, celebramos não apenas os 29 anos desta unidade, mas também o impacto de seu trabalho. A luta é contra o vírus, não contra as pessoas. Desejo que a determinação que trouxe todos até aqui permaneça forte, para que possamos celebrar muitos outros anos de atuação, sempre com humanidade e solidariedade.”
Para Antônio Jorge, diretor-executivo do Ceap-Sol, o Dezembro Vermelho é uma campanha permanente. “Para nós, essa causa não se limita a um mês. É um trabalho contínuo, que permanece em nossa agenda o ano inteiro.”
Fundado em 1995, o Ceap-SOL iniciou suas atividades com foco no atendimento a pacientes com HIV/aids. Em 2015, a unidade ampliou sua atuação, tornando-se um centro multidisciplinar com três núcleos: psicossocial, ambulatorial e hospitalar. Atualmente, oferece especialidades como ginecologia, cardiologia, dermatologia, infectologia, pneumologia, neurologia e outras, além de serviços como fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional.
Cejane Pupulin/ISG
Foto: Iron Braz/SES-GO