Ceap-Sol promove palestra sobre gestão ambiental de resíduos

Iniciativa visa fortalecer ações de sustentabilidade da unidade de saúde do Governo de Goiás, por meio da capacitação dos colaboradores para o descarte correto de lixo

Profissionais do Ceap-Sol assistem à palestra do biólogo e gestor de resíduos Daniel Paiva

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) reuniu seus colaboradores para uma palestra interativa sobre gestão ambiental, na quinta-feira (26/10). A iniciativa, conduzida pelo biólogo e gestor de resíduos Daniel Paiva, abordou as especificidades da gestão de resíduos em ambiente hospitalar, detalhando os tipos de lixo e as formas corretas de destinação. 

Logo no início da palestra, Daniel Paiva explicou a diferença de resíduos e rejeitos. “Para uma gestão sustentável é preciso entender as diferenças entre esses termos. Não se deve misturar rejeitos com resíduos, já que este último pode ser reciclado e retornar à cadeia produtiva. Já os rejeitos, não podem ser aproveitados", afirma. 

O palestrante fez diversas perguntas para os participantes, para identificar o nível de conhecimento do grupo. E, a partir desses dados, ele esclareceu dúvidas e apresentou sugestões de mudanças que podem ser realizadas tanto no ambiente corporativo quanto residencial.

O diretor-executivo da unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Antônio Jorge de Almeida Maciel, explica que a gestão sustentável está entre os objetivos estratégicos do Ceap-Sol até 2027 e que esta é uma preocupação diária do Ceap-Sol.

“Nosso objetivo é garantir o uso adequado dos recursos, equilibrando o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Por isso, estamos promovendo campanhas internas para a redução do uso de papel, copos descartáveis e descarte correto do lixo. E essa palestra veio para somar, inspirando todos os presentes e conscientizando cada um sobre a importância de colaborarem com a gestão sustentável.”

A responsável pela gestão de resíduos do Ceap-Sol, Raiany Caroline Araujo de Carvalho, reforça que a correta gestão de resíduos permite a redução de custos e é fundamental para a saúde da população. “Essa palestra exemplifica o nosso compromisso em fazer uma gestão de resíduo cada vez mais eficaz e em promover a educação continuada dos colaboradores da instituição para que essas práticas sejam replicadas no dia a dia de cada um”, finaliza.

O palestrante abordou ainda a importância do letramento ambiental das pessoas, destacando que é preciso falar de forma que elas entendam. Ao final do evento, Paiva entregou um esquema detalhando o processo correto de descarte de lixo comum, biológico, potencialmente infectantes, químicos, radioativos e perfurocortantes.

Aline Santos (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo