Ceap-Sol promove jogo para revisitar Metas de Segurança do Paciente

Treinamento lúdico e didático tem como objetivo promover melhorias específicas nessa importante área da unidade do Governo de Goiás

Colaboradores das áreas assistenciais do Ceap-Sol comemoram interação provocada pelo jogo

No ano de 2011, a Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu as seis metas internacionais de segurança do paciente. O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança do paciente, por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência à saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas.

AS metas se dividem em: identificar o paciente corretamente; melhorar a eficácia da comunicação; melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente decorrente de quedas.

Mesmo sendo recorrentemente aplicadas e estudadas pela equipe, nos dias 30 e 31 de agosto, os profissionais da assistência do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), participaram de um treinamento focado na revisão didática de cada uma das seis metas.

Promovido pelo Núcleo Interno de Segurança do Paciente (Nisp), em parceria com o SCIH e coordenação de enfermagem, o treinamento utilizou a metodologia de um jogo da memória, seguido de um quiz, que revisitava a cada colaborador os principais pontos abordados nas metas e suas principais formas de execução e monitoramento.

Segundo o enfermeiro responsável pelo Nisp, Gabriel Elias, o treinamento também marca a preparação da equipe para as ações em celebração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, que será comemorado no dia 17 deste mês. 

“Encontramos uma forma lúdica e bastante didática de reforçar com nossa equipe um assunto tão importante para a prática hospitalar. A segurança do paciente é, sem dúvidas, uma de nossas maiores preocupações. Além disso, a ação serviu como preparação para as atividades previstas para o Dia Mundial da Segurança do Paciente”, pontuou.

 Para a diretora técnica, Thaís Safatle, uma das práticas fundamentais na melhoria contínua da assistência prestada pela unidade é a capacitação da equipe. “O ISG, culturalmente, possui como uma de suas principais premissas, formar gente pra cuidar de gente. Entendemos que, cada assunto, mesmo que rotineiro, precisa ser reforçado com os colaboradores. Dessa forma, construiremos uma unidade que oferta uma assistência sempre eficiente”, explicou a diretora.

Igor Guimarães Silva (texto e foto)/IGH
 

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