Cead é inaugurado e passa a atender diabéticos na segunda-feira

Centro Estadual de Atendimento ao Diabetes vai oferecer atendimento multidisciplinar e integral, realizar pesquisas e qualificar profissionais no combate à doença

Inaugurado na manhã desta quarta-feira, 27, o Centro Estadual de Atendimento ao Diabetes (Cead) vai começar a atender a partir da próxima segunda-feira, 2. Entregue à população goiana pelo governador José Eliton – após R$ 1,5 milhão na obra, mais R$ 400 mil mensais de custeio –, o Cead vai oferecer atendimento multidisciplinar e integral, evitando complicações decorrentes do diabetes e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Na cerimônia de inauguração, o governador definiu o novo centro como mais um exemplo da qualidade da Saúde estadual, que evolui sistematicamente, a exemplo das demais áreas do serviço público goiano. “Talvez tenha sido uma das áreas que teve maior atenção”, disse José Eliton. Nesse aspecto, ele destacou o trabalho do secretário Leonardo Vilela, também presente no evento, com vereadores, deputados, médicos e parentes de pacientes do HGG, do qual o Cead é anexo.

“Quebramos paradigmas, preconceitos, estabelecemos o novo, com padrões de governança diferenciada. E o resultado disso é que a saúde administrada pelo Estado é reconhecida por sua excelência”, disse ainda o governador, ao lembrar seu orgulho de presenciar a entrega ao HGG do certificado de excelência ONA 3, da Organização Nacional de Acreditação. “Naquele mesmo dia foi realizada a primeira cirurgia metabólica em hospital público de Goiás”, acrescentou.

“Tudo isso é possível porque temos o HGG como hospital de excelência no Brasil. Temos no Idtech uma OS de excelência, e na medida em que temos um hospital preparado como o HGG, temos a condição de, em 40 dias, viabilizar este espaço (o Cead)”, afirmou, na mesma linha, também ao discursar, o ex-governador Marconi Perillo.

Por sua vez, ao discursar, Leonardo Vilela também disse que o Cead passa a fazer parte da história da saúde goiana. “O que estamos fazendo aqui não é somente aumentar o tempo de vida dos pacientes de diabetes, mas também melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou. “(Com o Cead) vamos evitar que muitas pessoas sofram enfartes, diálises e percam parte de seus membros”, pontuou.

A solenidade de inauguração do Cead contou ainda com a presença do chefe do Serviço de Endocrinologia do HGG, Nelson Rassi, o deputado estadual Lincoln Tejota, os vereadores Eduardo Prado, dra. Cristina Lopes, e o ex-senador Demóstenes Torres.

O Cead

No Cead, os pacientes contarão com serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. A previsão é que o Centro realize cerca de dois mil atendimentos por mês. O centro também funcionará como centro de pesquisa e treinamento para profissionais da Atenção Básica, que serão capacitados para atender pacientes em seus municípios.

O espaço tem auditório, estrutura para treinamento e para conferências presenciais e à distância, além de uma central de atendimento telefônico para que as equipes do interior possam entrar em contato. Outra atividade será a promoção da educação alimentar. Uma cozinha experimental orientará pacientes e familiares de forma fácil e prática como se alimentar melhor e colaborar com o tratamento do diabetes

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo