Carreta da Prevenção leva mamografia e Papanicolau a Santo Antônio do Descoberto

Unidade de saúde móvel estadual prevê realizar cerca de 600 exames em mulheres do município do Entorno do Distrito Federal, desta segunda-feira até o dia 9 de setembro

Maria Inês Nunes foi a primeira atendida pela Carreta da Prevenção no município do Entorno do DF

A dona de casa Maria Inês Nunes, de 62 anos, foi a primeira paciente do município de Santo Antônio do Descoberto a ser atendida na Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo Uterino, nesta segunda-feira (29/8). Na opinião dela, é uma oportunidade que as mulheres não podem deixar passar, pois é possível receber atendimento sem sair da cidade.

"Quando soube que poderia fazer a mamografia, fiquei emocionada, pois não sei quando fiz o exame pela última vez”, disse, durante atendimento na Carreta da Prevenção, que e vai permanecer na cidade até o dia 9 de setembro – os atendimentos serão realizados apenas em dias úteis.

Ligada à Policlínica Estadual de Formosa, a unidade é chamada Carreta da Prevenção por ser um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau.

Para serem atendidas, as mulheres precisam apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento, via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é que, em nove dias de atendimento, sejam realizados cerca 600 exames. A meta é realizar 34 mamografias e citopatológicos por dia, a fim de reduzir ao máximo a fila de espera pelos exames na região. 

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo