Carreta da Prevenção do Governo de Goiás atende em Montividiu

Em sete dias de atendimento, a unidade móvel vinculada à Políclina Estadual de Quirinópolis realizada 209 mamografias e 138 preventivos de colo de útero

Durante sete dias em Montividiu, Carreta da Prevenção realizou mamografias e Papanicolau

As mulheres do município de Montividiu, localizado na região sudoeste de Goiás, puderam realizar exames de mamografia e citopatológico de colo de útero (Papanicolau). A cidade recebeu, de 15 a 21 de maio, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino vinculada à Policlínica Estadual de Quirinópolis.

O diretor-geral da policlínica, Gabriel Correa Parreira, explica que a Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher. “O objetivo da unidade móvel é facilitar o acesso aos exames de mamografia e preventivo, que, geralmente, demoram para ser realizados em uma unidade de saúde”, disse.

De acordo com Gabriel, a atuação da carreta reforça a importância da política de prevenção do câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura”, frisou.

Para a coordenadora da Atenção Básica de Montividiu, Simone Peres, foi gratificante receber a carreta na cidade. “As atividades da unidade móvel concretizam o trabalho da atenção primária, que conscientiza e orienta a prevenção. Agradecemos o trabalho da equipe da carreta e esperamos ansiosos pelo retorno”, afirmou.

A gestora ainda agradeceu aos colaboradores da saúde que se esforçaram de forma direta e indireta para que fosse possível os atendimentos. "Gratidão à secretária de Saúde Kelly Coutinho, por apoiar e buscar projetos para atender a população”, ressaltou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo