Campanha pela doação de órgãos movimenta Buriti Shopping

O Hospital das Clínicas – Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Ministério da Saúde levam para o Shopping Buriti a campanha “Gesto de Herói” que traz um espaço criativo e lúdico usado como ferramenta para conscientização da comunidade pela doação de órgãos. A mostra acontece de 23 de setembro a 2 de outubro.

A mostra Gesto de Herói conta em Goiânia com apoio da Central de Transplantes de Goiás. Esse trabalho é itinerante e já esteve em 10 estados brasileiros que apresentaram os maiores índices de recusa à doação de órgãos e tecidos após confirmada morte encefálica do possível candidato à doação. A Arena Ilustrativa é por onde passam as pessoas que vão conhecer a mostra: são 4 espaços (sensibilização, Informação, esclarecimentos sobre a doação e espaço para foto). Este último permite que a pessoa possa ser fotografada lado de um coração vermelho que fica disponível para quem possa posar junto a ele e dizer “sim” para a causa.

“As pessoas precisam compreender que uma doação de órgãos não salva só uma vida mas toda uma geração. Pessoas transplantadas formam famílias”, explica Nair Cordeiro que é enfermeira do HC e está em Goiânia para prestar esclarecimentos aos visitantes do Buriti Shopping.

Para Heloísa Avelino de Lima, enfermeira especialista no processo de doação e transplante, a Arena Ilustrativa que compõe o espaço da mostra vem para esclarecer mitos sobre a doação de órgãos. “O mais importante dessa mensagem que estamos trazendo é que a pessoa precisa, em vida, manisfestar aos familiares o desejo de ser doadora. Para tanto, estamos disponibilizando a campanha “ Gesto de Herói”, nas redes sociais como instagram e facebook, por exemplo, de modo a tornar pública essa vontade”, diz.

Os estados por onde a mostra passou foram: Amazonas, Acre, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, João Pessoa, Rio de Janeiro e agora Goiás. A próxima parada será o estado de Mato Grosso.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo