Campanha leva conhecimento sobre tuberculose à população

Dezenas de frequentadores do Shopping Araguaia estão tendo a oportunidade de aprofundarseus conhecimentos sobre tuberculose,doença que mata cerca de 4,7 mil pessoas por ano Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.

Dezenas de frequentadores do Shopping Araguaia estão tendo a oportunidade de aprofundarseus conhecimentos sobre tuberculose,doença que mata cerca de 4,7 mil pessoas por ano Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde. Para celebrar o Dia de Luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás , em parceria com outras instituições, está realizando hoje, 23 de março,  uma campanha de mobilização contra a doença. O evento está chamando a atenção de várias pessoas, como o autônomo Márcio Silva de Souza. “Se tivessem mais campanhas como esta, talvez não teríamos tantos casos da enfermidade.”

O evento acontece das 10horasàs 17 horas.  Está sendo efetivado por meio de uma parceria da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO com a Universidade Federal de Goiás, Laboratório Central de Saúde Pública da SES-GO, Araguaia Shopping e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Durante todo o dia serão realizadas ações essencialmente preventivas, como um trabalho educativo orientando os frequentadores do shopping sobre a importância de conhecer o que sente um doente com tuberculose e o que deve ser feito para obter a cura e evitar a propagação da doença. O estudante CleisonKauan, de 13 anos, teve a curiosidade de conhecer como eram os bacilos da Tuberculose no microscópio.

Em Goiás, no ano de 2017, foram notificados 1.000 casos novos de tuberculose, correspondendo a uma taxa de 14 casos por 100.000 habitantes. Este dado coloca o Estado na 3º posição com a menor incidência de tuberculose no País. Em relação à taxa de mortalidade, em 2016 o coeficiente foi de 0,9 óbitos por 100.000 habitantes. Houve uma pequena redução desta taxa em relação a 2015, que foi de 1,0 óbitos por 100.000 habitantes.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada “Bacilo de Koch”,considerada uma das enfermidades mais antigas do mundo. Ainda é um problema de saúde pública em todopaís, sendo uma prioridade entre as políticas governamentais de saúde.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo