Campanha de Vacinação contra a Raiva continua até dia 31 de outubro

Dados preliminares da Coordenação de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde revelam que até o momento 802.500 cães e 78.660 gatos foram imunizados na Campanha de Vacinação contra a Raiva em 2018, totalizando um quantitativo de 881.160 animais vacinados. A ação segue até o dia 31 de outubro em todos os municípios goianos.

A cobertura vacinal alcançada é de 70,50%, tendo como base a população canina estimada no estado de Goiás que é de 1.138.339 de animais. O Ministério da Saúde recomenda que, pelo menos, 80% da população canina estimada seja vacinada na campanha. O objetivo prioritário é prevenir a raiva humana, pela vacinação antirrábica dos cães e gatos.

A última notificação da doença em humanos, transmitida pela variante 2 (canina), ocorreu em 2001 e o último caso de raiva canina, também transmitida pela variante 2 (canina), foi registrado em 2002.

Para esta campanha, o MS colocou 1.350 milhão de doses à disposição.

Os postos de vacinação nos municípios serão distribuídos em centros de saúde, escolas estaduais e municipais, centros comunitários, pet shops, clínicas veterinárias, lojas de produtos agropecuários, entre outros pontos com grande fluxo de pessoas.

Doença Grave

A raiva humana é uma doença causada por um vírus extremamente grave, com letalidade próxima a 100% e que pode ser transmitida ao homem por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura em mucosa ou pele lesionada.

Apesar de cães e gatos serem as principais fontes de transmissão para os seres humanos, outras espécies, como bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e outros animais silvestres também podem transmitir essa enfermidade.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo