Campanha alerta para higienização das mãos

Envolvendo as equipes profissionais, o Serviço de Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) realizou na manhã desta sexta-feira (25/05) a Campanha de Higienização das Mãos.

Serviço de Controle Infecção promove atividades de conscientização e orientação aos profissionais da unidade

Envolvendo as equipes profissionais, o Serviço de Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) realizou na manhã desta sexta-feira (25/05) a Campanha de Higienização das Mãos. A atividade teve como objetivo alertar e chamar a atenção dos colaboradores sobre a importância desse hábito, que é a principal arma contra a infecção hospitalar e está dentro dos protocolos de segurança do paciente.

A campanha contou ainda com a participação dos estudantes de Enfermagem da Faculdade União de Goyazes (FUG), que apresentaram danças e paródias com letras voltadas para a higienização das mãos. “Temos a responsabilidade de posicionar e integrar os estudantes com o ambiente hospitalar sendo parceiros nessas campanhas”, pontuou Taiana Dias, professora da FUG.

O infectologista Guillermo Sócrates pontua que maio é o mês escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para desenvolver as atividades de conscientização sobre a limpeza das mãos com foco no ambiente hospitalar. “É por meio deste simples gesto, de lavar bem as mãos, que somos capazes de salvar vidas”, afirma Sócrates. Ele acrescenta que muitas pessoas pensam que sabem, mas não fazem a higienização correta das mãos. “Toda a região da mão, do dorso e dos dedos devem ser higienizados”, orienta o especialista.

Para o médico Daniel Cabriny, diretor-geral do Hutrin, a atividade é muito importante para atualizar e manter os profissionais em alerta para esses cuidados, que são simples e tão necessários no dia a dia da unidade. “Higienizar bem as mãos é mais que um ato de precaução, é um gesto de amor à vida”, afirmou.

Coordenadora do SCIRAS, a enfermeira Vivina Pereira Ramos, que organizou a atividade, pontua que a higienização das mãos é o principal elo para evitar as infecções. “Hoje oferecemos mais um momento de aprendizado e educação continuada, aumentando a conscientização sobre este hábito e cumprindo os protocolos de segurança do paciente,” afirma a enfermeira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo