Caiado destaca avanço na saúde estadual em Goiás
Em entrevista à TV Serra Dourada, gestor goiano fala sobre entrega do Hospital Cora e situação da saúde pública na capital
Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, nesta sexta-feira (20/12), o governador Ronaldo Caiado ressaltou os avanços da saúde estadual nos últimos anos, que recebeu investimentos para obras e melhorias, garantindo condições de vida mais dignas aos mais de sete milhões de goianos de todas as regiões de Goiás. Durante a conversa com a jornalista Luciana Finholdt, o chefe do Executivo estadual relembrou a situação calamitosa da área ao assumir o governo.
“Pegamos o Estado quebrado, falido, em crise. Hoje, temos condições de poder dizer que as pessoas são respeitadas, têm medicamentos e condições de terem tratamento”, pontuou Caiado, ao comentar sobre o trabalho realizado na saúde. “Fizemos a regionalização da saúde para que tivéssemos a condição do cidadão ser atendido perto de sua casa ao ter um problema de saúde”, afirmou.
Caiado reforçou que, durante sua gestão, foram criados hospitais de média e alta complexidade em Itumbiara, Luziânia, Águas Lindas, Formosa, Uruaçu, Trindade, São Luiz de Montes Belos e Jataí, visando evitar mortes por ausência de estrutura mais próxima dos cidadãos que moram em cidades do interior do estado. “Isso dá condições das pessoas sobreviverem diante de problemas de saúde como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumatismos”, sublinhou.
O gestor goiano comentou ainda sobre o avançado estágio das obras de construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que tem previsão de ser entregue à população no primeiro semestre de 2025 e já está em fase de instalação de móveis e aparelhos. “Será um hospital de referência mundial. Nós estamos amparados aos melhores protocolos do mundo e isso vai ser algo que, sem dúvida nenhuma, vai ficar para a história de Goiás”, projetou.
Ao comentar sobre a situação da saúde pública em Goiânia, Caiado enfatizou que o Governo de Goiás está atuando na abertura de leitos em hospitais do interior e na instauração de um gabinete de crises. “Solicitei a transferência da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde para atender essa situação emergencial, controlando a regulação, criando condições para encaminhar os pacientes para outras unidades”, informou.
Foto: Romullo Carvalho
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás