Bronquite Aguda
Descrição: É um processo inflamatório da mucosa brônquica, geralmente precedida por uma infecção das vias aéreas superiores. Ela é mais comum no inverno e muitas vezes é causada pelos mesmos vírus dos resfriados. Os vírus mais comuns são: Adenovírus, Influenza, Coronavírus, Rrinovírus. Já as bactérias: Chlamydia pneumoniae, Bortella pertussis, Mycoplasma pneumoniae. Secundariamente, o Pneumococos também pode invadir a árvore brônquica.
Causa: Entre as causas mais comuns estão os agentes químicos que penetram no pulmão, como por exemplo, poeira, fumo, tinta, focos de infecções nas amigdalas, nos seios paranasais (sinusite) e junto às raízes dos dentes.
Prevenção: Hábitos básicos de higiene como lavar as mãos e tapar boca e nariz, quando tossir ou espirrar.
Sintomas: A bronquite aguda caracteriza-se por tosse seca irritativa, com sensação de desconforto retroesternal. Geralmente no início não é facilmente notado a presença de sinais físicos. Na fase mais avançada, com a apresentação de um quadro infeccioso surgem escarros (no início mucoso e depois mucupurulentos).
Tratamento: O tratamento geralmente é sintomático e visa o alívio da febre, dores no corpo e a fluidificação da secreção para facilitar a eliminação. O antibiótico poderá ser usado quando a infecção for bacteriana. A inalação com broncodilatadores podem aliviar a dificuldade respiratória.