Boas práticas no cuidado de pessoas idosas são destaque em seminário
Iniciativas que deram certo serão apresentadas no “Seminário Boas Práticas do Cuidado em Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica”, no dia 3 de maio, em Goiânia.
Todas as pessoas têm direito ao envelhecimento saudável. Os profissionais de saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Itumbiara conhecem bem essa diretriz do Programa Nacional de Saúde do Idoso e criaram o “Projeto Viva Feliz” para atender os moradores com mais de 60 anos do município. O objetivo é criar meios de convívio social; combater o sedentarismo, por meio da promoção de atividades físicas; e reduzir os problemas de saúde.
O projeto de Itumbiara e outras experiências exitosas servirão de exemplo para outros municípios e serão apresentados no seminário “Boas Práticas do Cuidado em Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica”, que será realizado no dia 3 de maio no Hotel Biss Inn, em Goiânia. O encontro, que terá início às 8 horas, é uma iniciativa da SPAIS/GPE/ Subcoordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
A subcoordenadora de Atenção à Saúde do Idoso, Marilene Gonçalves da Silveira, diz que haverá a apresentação de outras três ações de sucesso: o Projeto de Extensão do Campus Avançado da Universidade Federal de Catalão, desenvolvido na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho (FEACC); o Hospital Dia do Idoso, em Anápolis; e o Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (CRASPI), da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
“Os relatos ocorrerão no período da tarde e terão como objetivo mostrar que boas iniciativas promovem qualidade de vida e saúde para a pessoa idosa”, afirma Marilene. Segundo ela, o encontro pretende repassar conhecimentos aos profissionais da Atenção Básica / Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para uma melhor assistência à saúde das pessoas com mais de 60 anos.
Ação Conjunta
A longevidade no Brasil é uma realidade. Segundo estimativa do IBGE (2014), o país tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos. Goiás segue a tendência nacional e já conta com 573.809 idosos, o que representa 10% da população. A SES-GO trabalha em prol dessa parcela. O órgão coordena o processo de implantação e implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa no Estado.
Uma das metas é assessorar e apoiar os 246 municípios goianos por intermédio das Regionais de Saúde. Neste sentido, os municípios são estimulados a elaborarem os Planos de Ação Municipais de atendimento aos idosos. Atualmente, 211 cidades possuem programas de incentivo a assistência às pessoas com mais de 60 anos.
Programação
No seminário, o primeiro a falar será o fisioterapeuta e assessor técnico da Coordenação Nacional de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Wendel Rodrigo Teixeira Pimentel, que abordará a execução da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Em seguida, a professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), Valéria Pagotto, irá ministrar uma palestra sobre Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. No final da manhã, a geriatra da Faculdade de Medicina da UFG, dra. Elisa Franco de Assis Costa, explicará as particularidades do cuidado à pessoa idosa.
No período vespertino, Rodrigo Jordão, da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, abordará o tema Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica da capital. Em seguida, haverá a apresentação das citadas iniciativas de sucesso.