Banco de Sangue do Hugol necessita de mais doações

Principais carências são dos tipos B positivo (B+), AB negativo (AB-) e, sobretudo, O positivo (O+), cujas reservas se encontram em estado crítico

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Entretanto, devido à diminuição das doações durante o período de férias e visando à necessidade de se preparar para o período de carnaval, a unidade carece, principalmente, dos seguintes tipos sanguíneos: B positivo (B+), AB negativo (AB-) e, principalmente, O positivo (O+), cujas reservas se encontram em estado crítico.

Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso, o Banco de Sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

São requisitos básicos para passar pela entrevista de pré-doação: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 100 doadores por dia. E conta com um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 e, no sábado, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo