Banco de Sangue do Hugol homenageia doadores e faz apelo por doações do tipo O negativo

Para evitar aglomeração durante a coleta, a unidade de saúde do Governo de Goiás realiza agendamento prévio, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, homenageou os principais doadores e apoiadores do Banco de Sangue do hospital em 2020. Os homenageados receberam uma medalha de honra e uma cesta de café da manhã, além do registro de seus nomes em uma placa. Atualmente, a unidade carece de doadores de todos os tipos sanguíneos, principalmente de sangue do tipo O negativo, cujas reservas se encontram em estado crítico.

“A gratidão é o sentimento que temos por todos os nossos doadores, que disponibilizam seu sangue para ajudar outras pessoas; e por todos os colaboradores da unidade, que fazem seu trabalho de forma exemplar, possibilitando ao Banco de Sangue atender a grande demanda do hospital, salvando o maior número de vidas possível”, declarou o médico hematologista e supervisor da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hugol, Adriano Arantes.

O médico ainda reforçou a necessidade da doação de sangue neste período de fim de ano: “Nós estamos vivendo um momento dinâmico e diferente com a pandemia, e cada mês tem sido um desafio manter nosso estoque. Atualmente estamos com um déficit, principalmente do tipo O negativo, então pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”.

A terapeuta ocupacional Bruna de Carvalho, destaque interno na doação de sangue em 2020, é doadora frequente há pelo menos três anos. “A doação é um gesto voluntário e tento sempre fazer a minha parte para ajudar quem precisa. Devemos ter empatia com o próximo e imaginar que poderíamos estar no lugar de quem está precisando de uma doação”, comentou Bruna.

Orientações para doação
Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a UCT do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662.

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, no setor Santos Dumont, a UCT do Hugol tem capacidade para atender 60 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30; e aos sábados, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos)/Agir  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo