Avanço da atenção básica é discutido em Goiânia

O Ministério da Saúde (MS), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), está realizando em Goiânia o Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária. O evento, que está acontecendo no Hotel K, tem o objetivo de possibilitar a discussão e o avanço da atenção primária à saúde, efetivada na prática nas unidades de saúde localizadas nos municípios.

O Ministério da Saúde (MS), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), está realizando em Goiânia o Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Primária. O evento, que está acontecendo no Hotel K, tem o objetivo de possibilitar a discussão e o avanço da atenção primária à saúde, efetivada na prática nas unidades de saúde localizadas nos municípios. Participam do encontro representantes do MS, da SES-GO, das secretarias municipais de Saúde, do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, João Salame Neto, destacou que esse é o segundo de 37 encontros que o Ministério da Saúde vai realizar em todo o País. Ele destacou que por meio de tais reuniões técnicas o MS pretende divulgar as ações que desenvolve e que muitas vezes não são do conhecimento dos gestores dos municípios. “Estamos, neste encontro, colocando o corpo técnico do MS à disposição dos representantes municipais para que haja um aprofundamento no que consideram mais importante.

O superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da SES-GO, Cleudes Baré, representou o secretário Leonardo Vilela na solenidade de abertura do encontro. Ele destacou a importância da discussão e fortalecimento da atenção primária, responsável por prevenir em cerca de 80% os casos de doenças graves.

A superintendente de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES-GO, Evanilde Fernandes, enfatizou que ao realizar este encontro, o Ministério da Saúde complementa uma das ações de maior relevância efetivada pela SES-GO. Desde meados de 2016, a SES-GO, com o apoio técnico do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), desenvolve o programa de Planificação da Atenção Primária à Saúde. “Este programa visa o fortalecimento e a qualificação da atenção básica em todos os municípios, com a atualização dos profissionais lotados nas unidades de saúde, do mais simples ao mais graduado, e a reorganização dos processos de trabalho desenvolvidos em tais unidades”, sublinha.

Até o momento, a fase teórica da Planificação da Atenção Primária, composta por seis oficinas, foi realizada em 90% dos municípios do Estado. Já a parte prática, relacionada à reorganização dos processos de trabalho, está sendo desenvolvida em unidades piloto de 69 municípios localizados nas 18 Regionais de Saúde do Estado.

A SES-GO já começa a colher bons frutos com a realização da Atenção Primária à Saúde. O Hospital Municipal de Cristalina – cidade localizada no Entorno do Distrito Federal -, por exemplo, foi selecionado pelo Ministério da Saúde para a implantação do projeto ACOLHESUS, do Ministério da Saúde. A seleção foi feita devido ao desenvolvimento das ações exitosas, realizadas em parceria pelo município e pela SES-GO, que impactam, diretamente, na redução da mortalidade infantil em Cristalina.

O Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Básica prossegue até esta sexta-feira, 9 de março. Na programação do evento constam conferências, mesas redondas e palestras sobre os temas O programa de melhoria do acesso e qualidade para fortalecimento da atenção básica; Programa de informatização das unidades básicas de saúde e Infraestrutura e ambiência das unidades básicas de saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo