Aulas de mais um curso de especialização da SES têm início

Curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente terá duração de 13 meses, totalizando 408 horas no sistema educação a distância e 40 horas em encontros presenciais

Nesta terça-feira, 16, foi realizado o primeiro encontro do curso de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente na Escola de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES). A especialização, oferecida pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp-Fiocruz), terá duração de 13 meses. Até setembro de 2020, serão ministradas 408 horas em formato educação a distância (EaD) e 40 horas em encontros presenciais.

A doutora em enfermagem Sergiane Bisinoto Alves e a coordenadora de Metodologias Educacionais da Gerência de Projetos e Ensino da Escola de Saúde de Goiás, a mestre Valquíria Vicente da Cunha Barbosa, serão as tutoras responsáveis pelo curso no Estado.

“A ideia é fortalecer as ações de gestão da qualidade e segurança do paciente por meio da metodologia aluno-equipe. Ao invés de ações individualizadas, os alunos serão estimulados a pensar como equipe dentro do seu local de trabalho”, explica Valquíria, que atua na área de segurança do paciente há 10 anos.

Nessa mesma linha, a Escola de Saúde de Goiás vai abrir edital com 42 vagas para outro curso de especialização em Gestão da Qualidade e Segurança em Saúde, no segundo semestre deste ano. Diferentemente do curso da Fiocruz, que é majoritariamente EaD, a especialização oferecida pela SES será presencial e terá como público alvo os profissionais atuantes na comissão estadual e comissões municipais em segurança do paciente.

“Assim como o objetivo da Friocruz, a especialização dos profissionais da área da saúde tem como finalidade promover uma assistência mais segura aos usuários do SUS no Estado de Goiás”, definiu Valquíria.

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo