AudSUS em movimento: oficinas regionais e EnaudSUS 2023 são lançados em Goiânia

Ministério da Saúde dá início a iniciativa nacional que visa promover a integração e o aprimoramento da Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS)

Stella Maris fala na abertura do evento Integração do SNA – AudSUS em Movimento, na sede da Emater

Teve início na noite de terça-feira (21/09) e segue até esta sexta-feira (23/06) o Integração do SNA – AudSUS em Movimento, promovido pelo Ministério da Saúde, na sede da Emater, em Goiânia. O lançamento das oficinas regionais se deu com a conferência magna, com a presença de representantes do Conselhos Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Secretarias de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e Municipal de Saúde de Goiânia e a Auditoria-Geral do SUS (Sistema Único de Saúde). 

A AudSUS é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), cujo objetivo é regular as ações e os serviços de saúde em todo o território nacional, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os municípios. A AudSUS busca aperfeiçoar a atividade de auditoria no SUS e fortalecer a formação dos profissionais envolvidos, por meio de uma série de eventos – cinco oficinas regionais no total com a duração de três dias. 

As oficinas regionais e o EnaudSUS 2023 reafirmam o compromisso de fortalecer a auditoria do SUS, com o propósito de garantir a eficiência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. A subsecretária de Controle Interno e Compliance da SES/GO, Stella Maris Husni Franco, representou o secretário Sérgio Vencio no evento. 

Goiás foi o primeiro Estado a realizar o evento. A oficina regional do Centro-Oeste, coordenada pelo auditor-geral do SUS, Alexandre Alves Rodrigues, reuniu representantes das três esferas de gestão na área da Saúde em Goiás – municípios, Estados e União. Stella Maris destaca que o evento visa promover a melhoria da execução das atividades de auditoria do SUS, estreitar os laços entre os participantes, padronizar a atuação e compartilhar conhecimentos. 

Stella Maris informa que a auditoria do SUS integra a Subsecretaria de Controle Interno e Compliance da SES-GO. A Auditoria do SUS, conforme diz, é um instrumento de controle interno, que tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das políticas de saúde, “Hoje, a auditoria não tem um caráter punitivo. Ela atua com o propósito de identificar preventivamente os riscos que possam impactar a governança e, consequentemente, os resultados das ações e serviços públicos entregues aos cidadãos”, acentua a subsecretária. 

O Encontro Nacional de Auditoria do SUS (EnaudSUS) 2023 está agendado para novembro deste ano, em Brasília. Ele será precedido pelas oficinas regionais, servindo como espaço preparatório para a pactuação e encaminhamentos. Serão realizadas visitas às unidades do SNA em todos os Estados, contando com a participação do auditor-geral, coordenador-geral e dois técnicos da CGSNA, responsáveis pela promoção do SNA e condução das oficinas. Ao final das oficinas regionais, serão elaborados relatórios consolidados dos grupos de trabalho, que servirão de subsídio para os debates que ocorrerão no EnaudSUS.

Giovana Cecília, estagiária convênio PUC, e Maria José Silva (texto)/Comunicação Setorial
Foto: Comunicação/Emater

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo