Ato de doar é compromisso do CRER: 400 brinquedos chegam às crianças atendidas pelo hospital

Entre os dias 17, 18 e 21 de dezembro, o hospital mobiliza o orgulho da ação solidária entre profissionais e usuários da unidade

Num contexto de distanciamento social, o amor e o cuidado se desdobram em outras maneiras para além do toque. Melhor, faz possível que se alcance o outro por meio de um sorriso com os olhos. Atento às delicadezas que o cuidado propõe, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, uma unidade do Governo de Goiás, reuniu esforços junto a grupos de voluntários para relembrar que o amor ultrapassa as barreiras e se reinventa ao doar brinquedos às crianças atendidas no hospital.

A iniciativa da equipe Multiprofissional e do Voluntariado conta com a parceria da ‘Família PSJr’, que se divide entre dois turnos para acolher os pacientes na quadra poliesportiva da unidade. Com a devida atenção aos protocolos de biossegurança, os pacientes passaram por uma triagem prévia realizada pelo Serviço Social do CRER e estabelecidos os horários para que recebessem os brinquedos, todos novos.

Calebe Martins dos Santos, de dois anos de idade, paciente da reabilitação infantil, não se aguentou e foi logo abrindo um dos pacotes mais brilhantes que encontrou. “Ele ama abrir presentes, é uma fascinação para ele abrir estes pacotes cheios de brilho e que fazem muito barulho. Eu gosto de vê-lo assim, feliz!”, diz a mãe, Bárbara Cristina dos Santos.

Já a Maria Eduarda A. Menezes, de 5 anos de idade, ficou meio tímida no início, mas logo abriu um caloroso sorriso ao ganhar seu brinquedo. Para a mãe, Graciely Alves Martins, este é um momento muito importante: “Achei muito boa essa doação, porque muitos pais não vão ter condições de dar presentes neste fim de ano, principalmente por conta da pandemia. Toda criança deveria ter um momento assim, de felicidade por ganhar um brinquedo, um carinho”, pondera.

Grazielly Manzi Cavalcante, que lidera o grupo Família PSjr, prontamente se dispôs a ser a ‘Mamãe Noel’ deste ano. Ela diz que este movimento alia pessoas com interesses diferentes em prol da solidariedade e se faz de maneira orgânica, pois, de acordo com ela, são pessoas interessadas em fazer o bem. “Eu nem sei quem é da Família, só sei que quando eu preciso de ajuda para ações como esta, a Família aparece e se torna cada vez maior”, celebra.

Sobre a Família PSJr

A Família PSJr é um projeto que nasceu inspirado na vida e na luta de um grande guerreiro chamado Paulo Sérgio Júnior, um roqueirinho que amava a banda AC/DC e os dinossauros.

Muitas famílias se mobilizaram para ajudá-lo em sua luta contra um câncer no sistema nervoso central enviando muito amor, orações e muitos presentes para ajudá-lo em sua batalha. “Ele venceu o sofrimento e teve o merecimento de parar de sofrer. Desde então, em agradecimento a tudo que Deus nos proporcionou durante o tratamento do nosso filho, seguimos retribuindo todo o amor aos guerreiros que ainda estão em batalha contra alguma enfermidade. Eu vim ver o sorriso do meu filho em cada criança e isto é incrível!”, diz Grazielly. ​

Sckarleth Martins (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo