Atividades marcam encerramento da Semana de Aleitamento Materno no HEMNSL

A programação incluiu sessão de cinema e entrega de lembranças para a gestantes da unidade da SES 

Foi finalizada na última sexta-feira, 9 de agosto, a Semana da Amamentação do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES). Organizada pelas equipes de Fonoaudiologia e Psicologia do local, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), a semana teve início no dia 5 de agosto, e contou com três dias de atividades voltadas às mães e gestantes internadas no hospital.

Com discurso objetivo, a fonoaudióloga Marilene Bueno reforçou a importância do aleitamento materno exclusivo ao recém-nascido até os seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos. “Esse alimento tão precioso quanto o ouro é o suficiente para o bebê nesse momento em que vocês, mães, estão aqui na unidade. Não deixem de amamentá-los! E sempre levem em consideração a rede de apoio que vocês possuem, seja ela dos companheiros, vizinhos ou família”, pontuou. Em seguida, as mães foram presenteadas com paninhos de boca, especialmente bordados para seus bebês.

Com direito a pipoca, no dia 7 de agosto (quarta-feira), a equipe multiprofissional da unidade promoveu o “Cinematerna”, que permitiu às mães e acompanhantes um momento de diversão, juntas aos seus bebês. Com a exibição do filme “O que esperar quando você está esperando”, no auditório da unidade, a história mostrou, de uma maneira irreverente, os desafios e dificuldades de cinco casais que serão pais pela primeira vez.

A SMAM é um dos eventos mais importantes realizados pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação, da Organização Mundial da Saúde, para a promoção e divulgação da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde é responsável pela campanha desde 1999, com o apoio de Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Sociedades de Classe, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Hospitais Amigos da Criança, como é o caso do HEMNSL.

Yasmine de Paiva (texto e fotos), do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo