[Artigo] Informação: protagonista de mudanças na saúde pública por Maria Inês

A importância e o papel da informação já estão bem ressaltados no âmbito da gestão dos serviços e sistemas de saúde, como no SUS. Comumente se fala em informação como uma ferramenta que seja capaz de apoiar as tomadas de decisão estratégicas, abrangendo as dimensões de avaliação de desempenho e qualidade.

A informação com seu potencial de produzir conhecimento permite a reflexão do cotidiano, dos problemas de saúde a seus condicionantes, é utilizada como norteador no pensar das práticas e das soluções, que carreguem no seu bojo as perspectivas da eficácia, eficiência e efetividade.

Uma informação trabalhada e analisada, dentro de uma dinâmica da análise de situação de saúde e da epidemiologia gerencial, é o ponto de partida para tomada de decisões, com a utilização de indicadores, que são medidas-síntese que contêm informações relevantes sobre dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde.

Desta forma, um Centro de Informações e Decisões Estratégicas, como o Conecta SUS – iniciativa pioneira da Secretaria da Saúde de Goiás – configura-se no “elo perdido” entre ações e resultados. Deixa de lado a opinião individual e míope na tomada de decisões, para providenciar o equilíbrio entre as diretrizes institucionais, as necessidades e expectativas das partes interessadas, o protagonismo dos sujeitos e a produção de conhecimento baseado em evidências.

Hoje, dia 3 de dezembro, o Conecta SUS completa um ano de atividade, conquistou o selo do Inova Goiás e tem chamado a atenção de gestores de outros estados da federação e de pesquisadores do exterior. Nos painéis instalados no Centro, os técnicos monitoram indicadores de saúde e, por meio da Estação Conecta SUS, a Saúde estadual realiza o contato em tempo real com as Regionais de Saúde e com municípios goianos, otimizando o planejamento e a tomada de decisões.

 

Maria Inês Pinheiro Costa é coordenadora técnica do Conecta SUS


 

Artigo publicado na edição de 03/12/15 do Jornal O Hoje.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo