Arteterapia auxilia no tratamento médico

Fora dos leitos de internação, cerca de 40 pacientes do Hugo viveram momentos de descontração

Pela primeira vez, o Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu uma oficina de pintura para os pacientes. A atividade foi feita pela técnica da Arteterapia, uma terapia com princípios da Psicologia e das Artes, que visa a qualidade de vida, autoconhecimento e melhora na autoestima. Aliada à assistência médica, a técnica é capaz de humanizar a assistência hospitalar e integralizar pacientes e colaboradores, além de alterar a rotina da unidade de saúde e tornar o ambiente mais leve e harmônico.

“A pintura é uma terapia alternativa que proporciona muitos benefícios, como estimular a atividade cerebral e melhorar a comunicação. A arteterapia permite o uso de tintas e cores, que liberam sentimentos, sejam eles de afeto, angústia, raiva, frustração, prazer ou amor. Isso faz muita diferença no atendimento e no acolher dos pacientes”, explicou Flávia Zenha, coordenadora do Setor Psicossocial do Hugo. A psicóloga ressaltou ainda que “dentro de um hospital o objetivo não é formar artistas, mas sim fornecer bem-estar a cada indivíduo, permitindo com que, naquele momento, ele se conecte com o mundo exterior”.

Em uma tarde colorida por tintas e pinceis, cerca de 40 pacientes puderam sair de seus leitos de internação para viver momentos de descontração. Mais que exposição em estudos científicos, os benefícios da terapia alternativa puderam ser vividos e descritos pelos próprios pacientes. Para Domingas Santana que, há nove dias acompanha o pai, Domingos dos Santos, foi uma experiência diferente de todas as outras que já viveu. “Eu sou a única acompanhante dele e é muito tenso ficar dentro do quarto. A pintura nos distraiu, foi muito bom. A gente nem pensa em outra coisa enquanto mexe com os pincéis. Achei, ainda, que não conseguiríamos fazer as cores, mas a artista nos mostrou que somos capazes e vamos levar isso para a vida”, relatou a filha entusiasmada.

Art Déco

A oficina “Goiânia Art Déco e Construção de Cores” foi ministrada pela artista plástica Rossana Jardim. Os pacientes puderam conhecer um pouco mais sobre a “Art Déco”, estilo arquitetônico predominante em Goiânia, em um bate papo com a artista e, a partir de cinco cores, compor outras 70. A oficina faz parte do projeto Goiânia Grafismos Art Déco, proporcionado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A partir da oficina e da composição das cores, também foram explorados sentimentos e ideias que lembram a Páscoa, como a renovação, o amor, a fé e a esperança no renascimento de cada um.

Myla Alves, do Instituto Haver

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo