Amor Cantado alerta para a importância da campanha “Janeiro Branco”

Ação promove a conscientização sobre a saúde mental em hospitais do Governo de Goiás

O cenário pandêmico mudou de forma brusca a rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo e trouxe impactos preocupantes à saúde mental. De acordo com o Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERF), os casos de depressão praticamente dobraram desde o início da quarentena. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta aumento dos índices de suicídio, depressão, medo e ansiedade.

Para reforçar a importância do tema, o engenheiro e voluntário Hercílio Ramos Júnior usou a live do projeto “Amor Cantado – Acolhimento Musical” de quarta-feira (13/01) para fazer uma reflexão necessária sobre saúde mental e informar os pacientes internados nos Hospitais de Urgência de Trindade (Hutrin), Regional de Luziânia (HRL) e Regional de Formosa (HRF) sobre a campanha “Janeiro Branco”. As três unidades integram a rede de saúde do Governo de Goiás e realizam atendimentos 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Amor Cantado surgiu justamente para minimizar a tristeza das pessoas que precisam ficar isoladas durante o tratamento da Covid-19. Nos preocupamos com a saúde emocional dos pacientes e utilizamos a música para oferecer um momento de alegria e descontração”, afirma Ramos. O projeto de acolhimento musical é apenas uma das ações realizadas pelos Hospitais do Governo de Goiás geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

A equipe de psicólogos e assistentes sociais do Hutrin, HRL, HRF oferecem acolhimento emocional por meio dos atendimentos personalizados e outras iniciativas, tais como visitas virtuais e celebrações de aniversários. O serviço também está disponível no Hospital Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó, que também integra a rede de saúde do Governo de Goiás e é gerida pelo Imed.

“A saúde emocional está diretamente relacionada à saúde física. Entendemos a importância disso e buscamos acolher os pacientes da melhor maneira possível para que o tratamento geral tenha um resultado excepcional”, ressalta Getro de Oliveira Pádua, diretor do Imed.

Além da edição especial do Amor Cantado, os Hospitais distribuíram material informativo digital para todos os colaboradores por meio de aplicativos de mensagens. “Nossa missão é cuidar de pessoas. Aderimos às campanhas nacionais de saúde para compartilhar informações e prevenir doenças, sejam elas físicas ou emocionais”, finaliza Pádua.

Janeiro Branco
A campanha foi idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, no ano de 2013, com o objetivo de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. O projeto ganhou projeção nacional e hoje faz parte do calendário oficial da saúde em diversos estados e municípios.

Dario Vasconcelos/Imed
Foto: Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo