Amigos da Saúde serão homenageados na abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue
Em Goiás, a Semana Nacional do Doador de Sangue será aberta com uma solenidade na qual pessoas e empresas amigas da saúde serão homenageadas pelo governo estadual, representado pelo chefe do executivo, o governador Marconi Perillo. Com o slogan “Gotas de solidariedade fazem litros de diferença”, o evento acontecerá dia 21 de novembro, à partir das 9h, no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, e será aberto pelo secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela. Ele falará sobre a importância da doação de sangue, do funcionamento da hemorrede e sobre a gratidão, do governo de Goiás e dos receptores, aos doadores e parceiros.
Serão homenageados: a Associação dos Hemofílicos de Goiás; Serviço Social da Indústria (SESI); Unimed Goiânia; Associação Goiana de Imprensa (AGI); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Associação Brasileira de Shoppings Centers de Goiás; o doador mais antigo, Luiz Antônio Mady; a doadora mais jovem, Stefany Rosa Cruvinel, de 16 anos; e a jornalista Alzenar Abreu, servidora da Comunicação da Saúde Estadual e doadora de medula óssea que salvou a vida do irmão. Todos receberão das mãos do governador um “Certificado de Amigo da Saúde” e terão a oportunidade de ouvir depoimentos dos homenageados e parceiros.
O evento marca o início do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro em todo o País, e homenageará todas as pessoas que separam um tempo, em sua rotina diária, para ajudar a salvar vidas.
A parceria com a iniciativa privada e as entidades de classe também será valorizada durante a solenidade, que terá ainda a apresentação de vídeos e um café da manhã.
#DoarSangueSalvaVidas
Um único paciente pode consumir dezenas de bolsas de sangue ou hemocomponentes, como plaquetas. Para citar um exemplo, somente o bebê Miguel, que ficou internado no HMI, por dois meses, com uma síndrome rara no intestino, necessitava de infusão de plaquetas de 12 em 12 horas.
A coleta de sangue do doador voluntário ajuda pacientes que precisam de transfusão de sangue em todos os hospitais do Estado, em hospitais conveniados ao SUS e unidades filantrópicas. O índice de inaptidão das doações chega a 30%, por isso a enorme importância de um doador fidelizado, que conhece e segue as regras de saúde e cuidado pessoal para a doação.
O Hemocentro Coordenador, com sede no Setor Coimbra, em Goiânia, mais os quatro hemocentros regionais e as agências transfusionais compõem a Hemorrede, e são responsáveis pela coleta, processamento e liberação de sangue para toda a rede SUS de assistência hospitalar, com capacidade de coletar 450 bolsas/dia incluindo a unidade móvel e as regionais no interior.