Ambiente Virtual de Processos da SES está disponível para consulta de servidores e cidadãos

Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) implantou o projeto Gestão por Processos para modernizar e transformar o trabalho realizado por seus servidores. Tudo com o objetivo principal de entregar mais e melhores serviços de saúde aos cidadãos. Os resultados do projeto Gestão por Processos neste ano foram apresentados pelo superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças, Lucas Paula da Silva, durante a apresentação dos resultados da SES em 2017.

O superintendente da SGPF ressaltou a parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) na implantação do projeto na SES e transferência do conhecimento para os servidores da pasta. “Com o projeto, temos uma organização mais integrada e conseguiremos alinhar os processos de trabalho e as estratégias do SUS em Goiás. O mais importante da Gestão por Processos é a entrega de resultados para o cidadão.”

O secretário da Segplan, Joaquim Mesquita, elogiou a equipe da SES e mostrou a satisfação da Segplan com os resultados alcançados com a parceria no projeto. O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, agradeceu a parceria com a Segplan e fez, na sequência, a apresentação do balanço das ações e resultados de 2017 de toda a SES-GO.

Ambiente Virtual

Um dos resultados do projeto é o Ambiente Virtual de Processos da SES. No Ambiente Virtual, tanto os servidores do órgão como os cidadãos podem conhecer o que é feito – o passo a passo – em um processo de trabalho para entrega de determinado produto. O fluxo com as atividades necessárias para o resultado final foi mapeado pelos coordenadores de gestão, com a participação dos responsáveis e servidores das áreas.

O material está disponível para conhecimento de todos no portal da SES: no menu A Secretaria, Cadeia de Valor. Inicialmente, 50 processos, de todas as unidades administrativas da SES (gabinete, superintendências e gerências), poderão ser consultados.

“Com o mapeamento de como os processos acontecem, teremos não só o acesso ao conhecimento. Melhor ainda, teremos condições de analisar as dificuldades, gargalos e propor novos caminhos para aperfeiçoar nosso trabalho e conseguirmos entregar serviços em um prazo menor e utilizando menos recursos”, acredita o superintendente da SGPF, Lucas Paula da Silva.

Parceria com a Segplan

A implantação do projeto Gestão por Processos na SES contou com a parceria da Gerência do Escritório de Processos da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Geproc/Segplan), para transferência do conhecimento e inserção da metodologia BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio). Os secretários Leonardo Vilela e Joaquim Mesquita assinaram o termo de encerramento da parceria. Apesar da assinatura do termo de encerramento, a Geproc/Segplan continua com o apoio e cooperação técnica à SES quando necessário ou para novas demandas.

Nestes meses de implantação do projeto, servidores da Geproc fizeram capacitações com os coordenadores de gestão, participaram de entrevistas com as áreas e conduziram a equipe do Escritório de Transformação da SES (ETG) na metodologia da Gestão por Processos. Para isto, foi selecionado um processo de trabalho – Gerir Férias – para a aplicação de toda a metodologia, desde o mapeamento AS IS, passando pelas análises, sugestões de planos de ação, novo mapeamento com a implantação das melhorias e cadastro de indicadores de avaliação do processo.

O cronograma do projeto Gestão por Processos na SES prevê a continuidade do mapeamento de todos os processos de trabalho das unidades administrativas da pasta, com a padronização e disponibilidade para conhecimento. Posteriormente, a equipe do ETG da SES, capacitada pela Geproc da Segplan, repassará aos coordenadores de gestão o conhecimento para análise e melhoria dos processos de trabalho prioritários para a gestão do órgão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo