Alimentação saudável é tema de educação em saúde no HUGOL

Como parte das ações de educação em saúde e em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto, o HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira orientou os colaboradores nessa quinta-feira, 30, sobre a importância de uma alimentação saudável e promoveu a conscientização sobre o movimento de ecogastronomia Slow Food – tendência atual de alimentação que busca, além de melhorar a qualidade das refeições, pregar uma filosofia que valoriza o produto, o produtor e o meio ambiente.

O Slow Food, que surgiu como um contraponto às refeições rápidas e com alimentos muito processados do fast food, preza a qualidade da comida e também a velocidade em que nos alimentamos, partindo do princípio de que o que comemos influencia nosso ambiente e nossas tradições culturais.

Roberta Desabaitis, enfermeira do hospital, comentou que o consumo excessivo de alimentos fast food teve consequências em sua saúde: “Comecei a perceber o quão ruim era minha alimentação após ser mãe e ver que minha rotina alimentar influenciava de uma forma negativa a forma de comer do meu filho. Há pouco tempo desenvolvi uma doença metabólica, relacionada à minha dieta, que me fez procurar um especialista e buscar alimentos mais saudáveis para o meu dia a dia”.

Viviane de Oliveira, ouvidora da unidade, que traz suas refeições preparadas em casa, afirmou: “Como eu mesma preparo minhas refeições, sei a procedência dos ingredientes e a forma com que eles foram preparados. Finalmente consigo sentir o real sabor das minhas refeições, pois a comida de restaurantes é tão processada que até o gosto dos alimentos fica diferente. Agora tenho uma refeição que, além de mais gostosa, é muito mais segura e saudável”.

“Quando comemos bem, temos uma melhora significativa na nossa qualidade de vida: ocorre uma disponibilidade maior de funcionamento fisiológico e uma melhora na disposição geral, tudo associado a um controle natural do peso. Mesmo com a rotina acelerada dos dias atuais, podemos organizar nossa alimentação, evitando alimentos processados e dando preferência aos orgânicos”, declarou Camila Christina, nutricionista da unidade.

Caso você queira saber mais informações sobre o movimento Slow Food, acesse o site www.slowfoodbrasil.com.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo