Alegria e emoção marcam visita de cães terapeutas no Crer

Pets do projeto da UFG contagiam pacientes, acompanhantes e colaboradores, em ação que passará a ser realizada mensalmente na unidade da SES

A alegria tomou conta do setor de internação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), nesta sexta-feira, 14. O motivo foi a presença do Kadu, Lord, Leko, Romeu, Coyote, Baru e da Layka, cães terapeutas que contagiaram a todos por onde passaram, na unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

“Hoje eu vivi um momento único na minha vida. Não tenho palavras para agradecer o que o Crer faz por nós”, afirmou, emocionado, Bianor Cristalino Ferreira, de 75 anos, que se encontra internado há 28 dias, para reabilitação.

Essa foi a primeira vez que os pets visitaram o hospital. Os animais integram o projeto Terapia Assistida por Animais (TAA), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Benefícios

“Estudos comprovam que a terapia com animais proporciona inúmeros benefícios mentais, físicos e psicológicos aos pacientes, tais como, melhora da ansiedade e dos sintomas da depressão e o aumento do sentimento de autoestima”, explicou a coordenadora do TAA, professora Kellen de Sousa Oliveira.

Internada para a realização de uma cirurgia, a pequena Roberta Ribeiro Cirqueira, de 6 anos, não conteve a alegria ao ver os cães entrarem em seu quarto. “Estou muito feliz, sou apaixonada em cachorro, quero levar um pra minha casa”, disse.

O supervisor multiprofissional de reabilitação do Crer, Eduardo Carneiro, é o responsável por implementar a visita dos cães terapeutas no hospital. Para ele, a interação entre os animais e os pacientes será muito positiva no resultado final do tratamento.

“A saúde emocional do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento multiprofissional que realizamos. E a presença dos cães promove alegria, interação, bem-estar, e renova a força do paciente para continuar lutando por seu tratamento.”

Paciente do Crer acaricia um dos pets do Projeto Terapia Assistida por Animais, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Segurança do paciente

Para integrarem o projeto, os cães passam por rigorosa triagem de comportamento, exames laboratoriais, vermifugação, vacinas e tomam banho reforçado no dia da visita. Todos os pets possuem atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto da UFG. Todo esse controle garante que a segurança dos pacientes seja mantida.

Durante a visita, de cerca de 45 minutos, os animais foram acompanhados por seus tutores, de um médico veterinário e profissionais do Crer. A partir de agora, a ação será realizada mensalmente na unidade.

Rafaela Bernardes (texto e fotos)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo