Álcool mata uma a cada 20 pessoas no mundo

Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na última sexta-feira, 21, o consumo global de álcool e suas consequências adversas para a saúde mata mais de três milhões de pessoas a cada ano, a maioria delas homens. A OMS informa que uma em cada 20 mortes é decorrente de álcool em todo o mundo, sendo essa a causa de 5% da carga global de doenças.

Atualmente, 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofrem com problemas decorrentes do uso indevido de álcool e mais de 27% dos jovens com idade entre 15 e 19 anos consomem álcool. Para o médico especialista em medicina preventiva e social do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), Gelson José do Carmo, em entrevista à Televisão Brasil Central (TBC), o alcoolismo é uma doença complexa, assim como o seu tratamento.

Para a imprensa, o especialista explicou que há diferentes fases, como a desintoxicação e o acompanhamento, e a primeira medida é procurar um centro especializado para definir o melhor tratamento, explicou. Ele também comentou sobre o Disque Recomeço, trabalho que a unidade de saúde do GEED, o Centro Estadual de Avaliação Terapêutica – Álcool e Outras Drogas (Ceat-AD) vêm realizando nos últimos quatro anos. Para ele, outro aspecto importante é que “a família precisa ser envolvida, porque ela pode contribuir e ser tratada, pois também adoece”.

A psicóloga do GEED Claudia Venturini diz que a busca de drogas lícitas pelos adolescentes é preocupante. “Os jovens têm sido as maiores vítimas, já que, apesar de proibida a venda para menores de 18 anos, a prática é outra”, disse ao alegar que também é necessário intensificar as campanhas de conscientização para expor os malefícios do alcoolismo e de outras drogas como o tabaco.

“Hoje, o que vemos é o adolescente iniciando o uso de álcool cada vez mais cedo, expondo o sistema nervoso central em desenvolvimento a essa substância”. Ela comentou que se pensarmos no conceito ‘porta de entrada’, o álcool é essa porta que abre possibilidades para o uso de outras drogas”, assegurou a analista governamental do GEED, Claudia.

O Grupo Executivo de Enfrentamento as Drogas (GEED), por meio da unidade de saúde Centro Estadual de Avaliação Terapêutica – Álcool e Outras Drogas (Ceat-AD), disponibiliza uma equipe multidisciplinar para o tratamento de álcool e outras drogas. O serviço disponibiliza gratuitamente uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das seguintes áreas: psiquiatria, psicologia, enfermagem e assistência Social.

O programa de tratamento trabalha em quatro eixos: concede consultas para tratamentos psiquiátricos; oferece diagnóstico para dependentes de álcool e outras drogas; acolhe e orienta as famílias e os usuários sobre a problemática; e define, por perfil, cada dependente, visando propor, em conjunto com a equipe multiprofissional, o melhor tratamento.

Disque Recomeço: 0800.649.0145 – das 8h às 18h

Horários de funcionamento:

Dias: de segunda a sexta-feira

Horário: das 7h às 19h

Endereço: Rua 94, qd. F-13, lt. 24, Setor Sul, Goiânia-GO – CEP 74.083.105.

Coordenação: (62) 3546-2103 – 3546-2106

E-mail: ceat.ad@gmail.com

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo