Advogada–Geral da União mobiliza Goiânia contra o Aedes
A advogada-Geral da União, Grace Mendonça, esteve hoje, 2.12, no Setor Negrão de Lima, para a abertura da campanha nacional “#MosquitoNão” contra a proliferação no Aedes Aegypti no Brasil. Participaram da abertura a superintendente de Educação em Saúde da Secretaria da Saúde, Irani Ribeiro, representando o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela.
Essa campanha ocorre hoje, nacionalmente, onde ministros foram deslocados para várias cidades no intuito de divulgar a campanha. “Goiás vai muito bem e os dados revelam, inclusive, uma redução do número de notificações em relação ao ano passado. Hoje é um dia de conscientização onde o governo federal se envolve diretamente com essa causa que foi considerada prioritária para o governo e trabalhar junto com a população”, disse.
A mobilização Sexta sem mosquito conclama toda a população brasileira a tirar alguns minutos do dia na sexta-feira para a faxina necessária, a forma mais eficaz de proteger a população contra zika, dengue e chikungunya.
Para Irani Ribeiro, o governo de Goiás tem feito o que é necessário, mas é importante que a população esteja alerta e não deixe lixo ou objetos sem utilidade em casa que possam acumular água parada.
Para Coronel Edmilsom Lopes, subcomandante em Exercício do Corpo de Bombeiros, destaca a importância da ação conjunta. “O Corpo de Bombeiros é um parceiro nessa luta contra o mosquito que têm causado tanto transtorno. Somos parceiros da Secretaria da Saúde para diminuir o número de registros dessas doenças. O Bombeiro, como voluntário da Paz, está sempre disposto a ajudar as pessoas”, diz.
Após o evento oficial, todas as autoridades visitaram a casa da aposentada Alzira Mota que recebeu orientações para proteger a residência dela da possível proliferação de focos do Aedes.
Na sequência, a advogada-geral da União veio visitar o Conecta-SUS Zilda Arns Newmann, centro estratégico de dados em Saúde, localizado na sede da Secretaria de Estado da Saúde. “Estamos realmente impressionados com o trabalho realizado em Goiás contra o mosquito”, salientou.