Administração correta de medicamentos é tema de palestra no Heapa

Evento promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da unidade aborda os principais temas do assunto, como protocolos de segurança na prescrição, uso e administração

Professor Nelson Luiz Silva fala sobre principais tópicos da administração de medicamentos no Heapa

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), promoveu, na tarde de segunda-feira (22/8), a palestra Administração da Cadeia Medicamentosa à Segurança do paciente, ministrada pelo professor Nelson Luiz Silva.

O profissional, que também é técnico em segurança do trabalho, administrador hospitalar e sanitarista, trouxe aos participantes os principais protocolos de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

Segundo Nelson, é de suma importância todos os envolvidos no processo ter uma boa comunicação pois, qualquer informação incorreta pode ser extremamente prejudicial ao paciente. Conhecer os passos críticos é fundamental para garantir a segurança em todo o ciclo do medicamento.

A enfermagem, juntamente com sua equipe multiprofissional, precisa estar ciente de quais são estas etapas de maior criticidade, a fim de realizar conferências que funcionam como barreiras de processo. 

Para evitar que isso ocorra, o profissional explicou que existem os "9 'certos' da administração de medicamentos’’, utilizados para alertar os profissionais sobre fatores que podem ocasionar os erros de medicação. Fatores como paciente certo, medicação certa, dosagem certa, via certa, horário certo, registro certo, abordagem certa, forma farmacêutica certa e monitoramento certo devem ser sistematicamente verificados a cada administração medicamentosa.

Cada um dos “certos” deve funcionar como uma efetiva barreira para evitar as ocorrências de eventos indesejados ao paciente, uma vez que erros de medicação são passíveis de prevenção. Outras estratégias em conjunto com setores essenciais do hospital também podem aprimorar a segurança na administração de medicamentos.

Yasmine de Paiva (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo