Ação educativa marca Dia Mundial de Combate à Sepse no HDT

Unidade da SES-GO especializada em infectologia, Hospital Estadual de Doença Tropicais Dr. Anuar Auad promove ações para conscientizar colaboradores

Com música sertaneja e MPB, Deodato animou evento, que contou ainda com palestra e caso clínico

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) realizou, na terça-feira (13/9), ações de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate à Sepse. As atividades foram promovidas pelo setor de Gestão da Qualidade e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Além da apresentação musical do cantor Deodato, que animou os colaboradores com clássicos da música sertaneja e MPB, a médica infectologista do SCIH da unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Marina Roriz, promoveu palestra sobre os principais aspectos clínicos da sepse, bem como, o passo a passo para abertura do protocolo.

Para finalizar as atividades, Marina Roriz ainda percorreu vários setores do hospital para, juntamente com a equipe do setor de Gestão da Qualidade, apresentar um caso clínico para que os profissionais pudessem identificar se era um caso de Sepse ou não.

O que é sepse
De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, produzidas por infecção. Antigamente, era conhecida como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada.

Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção.

Igor Guimarães (texto e foto)/ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo