Abertura da X Semana de Enfermagem e VII Campanha de Higiene das Mãos

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) iniciou na tarde desta quarta-feira (17 de maio), no auditório da unidade, a X Semana de Enfermagem e a VII Campanha de Higiene das Mãos. O evento, que segue até a próxima sexta-feira (19 de maio), teve, em seu primeiro dia, cerca de 80 colaboradores do hospital presentes, para prestigiar a palestra da enfermeira coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Valquíria Vicente. A colaboradora falou sobre a importância da higienização no controle de infecções, a técnica correta e os cinco momentos para essenciais da limpeza, que são: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos assépticos, após risco de exposição a fluido corporal, após contato com o paciente e após contato com áreas próximas do paciente.

De acordo com a precursora da Enfermagem no mundo, a britânica Florence Nightingle, a higiene correta das mãos foi responsável por salvar milhares de vidas e reduzir a taxa de mortalidade significativamente. Para Valquíria, a prática antiga ainda é simples e muito eficaz. “Higienizar as mãos corretamente significa cuidar da segurança do profissional e do paciente”, afirmou a profissional. O coordenador de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Itallo Neves, elogiou o encontro. “Fazer a junção da Campanha de Higienização das Mãos com a Semana da Enfermagem é um ganho enorme para nosso hospital, pois, com isso, valorizamos nossos profissionais e mantemos em destaque um dos métodos mais eficazes de redução de infecção, que é a lavagem das mãos”, afirmou.

A diretora operacional do Huapa, Jaqueline Dourado, em seu discurso, destacou a importância da categoria para a sociedade. “Esse anjo que trabalha vestido de uniforme branco, muitas vezes, esquece a própria dor para aliviar a dor de um paciente. Quero agradecer a todos os profissionais de enfermagem por auxiliarem a quem precisa, por amparar os familiares e por tantas noites em vigília”, declarou. Para o coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Valbernandes Alves da Silva, estes momentos são de extrema importância para a unidade. “Estes eventos contribuem para a melhoria dos processos no dia a dia dentro do Huapa e gera maior segurança tanto para o profissional quanto para o paciente”, afirmou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo