Oficina Ortopédica Itinerante do CRER entrega mais de 300 dispositivos ortopédicos em Iporá

O caminhão da Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, está na cidade de Iporá, interior de Goiás, realizando a entrega de mais de 300 dispositivos ortopédicos à população. O veículo com a equipe de profissionais do CRER fica na cidade até o dia 21 de dezembro.

O aposentado Jurandir Alves Barbosa, de 70 anos, foi uma das pessoas atendidas durante o trabalho da Oficina Itinerante na cidade. “Sou diabético e, por isso, tenho dificuldade em ficar viajando para Goiânia para conseguir esse tipo de atendimento. Poder receber atendimento, o calçado e a palmilha para pé neuropático aqui, na minha cidade, me deixou muito satisfeito e feliz”.

Além da cidade de Iporá, que é a última a receber a Oficina Ortopédica Itinerante do CRER este ano, a unidade móvel da Oficina já passou pelos municípios de Ceres, Goiás, São Luís de Montes Belos, Rio Verde, Itumbiara, Ipameri, Formosa, Uruaçu, Porangatu, Valparaíso, Jataí, Goianésia e Terezópolis. Ao todo, 1.890 pessoas foram atendidas e 3.427 mil dispositivos foram entregues em 2018.

Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do CRER faz parte do programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A importância desse trabalho é poder facilitar o acesso às órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção aos pacientes portadores de deficiência física que muitas vezes têm dificuldade de deslocamento. A Oficina consegue chegar a todos os cantos do Estado, para democratizar, ainda mais, o atendimento realizado pelo CRER”, explica o gestor da Oficina Itinerante, Rodrigo Campos.

Os atendimentos na Oficina Itinerante acontecem em duas etapas. Em um primeiro momento, o caminhão fica na cidade por uma semana fazendo cadastro, colhendo medidas, recolhendo prescrições médicas e avaliando os pacientes. Depois de 60 dias, a unidade móvel volta ao município para a entrega dos produtos ortopédicos confeccionados pela Oficina Ortopédica do CRER.

Estão na cidade de Iporá entregando os dispositivos ortopédicos o fisioterapeuta Rodrigo Campos, os técnicos ortopédicos Ricardo Souza e Julive Alves técnico, o agente administrativo Thiago Henrique dos Santos e o motorista Clayton Araújo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo