Seminário de educação permanente atrai muitos profissionais de saúde


O Seminário de Educação Permanente em Saúde que está sendo realizado durante todo o dia de hoje na Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS pela Região de Saúde Centro-Sul atraiu profissionais de saúde de várias regiões do estado. Inicialmente preparado para 100 pessoas, o encontro recebeu 103 inscrições e dispensou dezenas de interessados de outras regiões do estado.

Para a coordenadora geral da Regional Centro Sul, Luzimar Pereira da Silva, o interesse dos profissionais, inclusive de secretários municipais de saúde, indicam que a educação permanente é uma necessidade real na maioria dos municípios goianos e que o seminário vai ajudar a definir prioridades e condensar as demandas dos municípios que compõem a Região Centro-Sul. Com isso, segundo ela, será possível sensibilizar os gestores para a viabilização do Plano Regional de Educação Permanente em Saúde que será apresentado durante o seminário.

Ela frisou, inclusive, que as prioridades definidas no dia de hoje devem observar as propostas da Secretaria de Estado da Saúde – SES-GO na área de educação permanente.

Como resultado concreto do trabalho que está sendo realizado neste sentido está a criação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde nos municípios. Segundo Luzimar, das 25 secretarias municipais de saúde que compõem a Região Centro Sul, 15 já publicaram portarias instituindo os núcleos municipais e as 10 demais estão em processo de instituição.

Para a coordenadora este é o caminho para o fortalecimento da educação permanente nos municípios que tem como proposta básica a formação e qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde-SUS e, com isso, oferecer uma melhor assistência à população que é usuária do serviço público de saúde. ​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo