Curso de especialização em gestão em saúde da UNB começa de 22


Começa no próximo dia 22, terça-feira, o Curso de Especialização em Gestão em Saúde com Ênfase na Atenção Primária, oferecido pela Universidade de Brasília – UNB para 218 profissionais de saúde de nível superior do estado de Goiás. Foram inscritos trabalhadores das superintendências de saúde da Secretaria de Estado da Saúde /SES-GO e de várias secretarias municipais de saúde. A abertura será realizada às 8:30 no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS e logo em seguida terá uma aula inaugural sobre a gestão da atenção primária bem como a apresentação do projeto do curso e do ambiente virtual de aprendizado. O palestrante será o professor da Faculdade de Ciências de Saúde da UNB, Cláudio Fortes Garcia Lorenzo.

O curso, que é um dos produtos de uma parceria entre a SES-GO, por meio da Sest/SUS, e a UNB, terá duração de um ano com carga horária total de 420 horas. Seu principal objetivo é formar profissionais com amplo conhecimento em temas ligados à gestão em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, com destaque para os procedimentos da atenção primária. Segundo os especialistas é preciso que os processos de trabalho sejam organizados com vistas ao enfrentamento dos principais problemas de saúde/doença da comunidade.

A proposta do curso é proporcionar o desenvolvimento de habilidades gestoras que possibilitem a intervenção na realidade social, política e econômica envolvida com a situação de saúde da população. O conteúdo da especialização propõe também capacitar os trabalhadores com técnicas de educação, informação e comunicação em saúde, como base para uma gestão responsável e participativa.

Fizeram parte das discussões sobre a criação do curso para a qualificação dos servidores o Conselho de Secretários Municipais de Saúde – Cosems-GO, o Conselho Estadual de Saúde-CES e todas as superintendências da estrutura organizacional da SES/GO. Depois de submetido à avaliação do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde da Comissão Intergestores Bipartite- CIB, onde foi devidamente aprovado em plenária. ​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo