Dia mundial do doador de sangue é comemorado em Goiás


Em um momento festivo que reuniu hoje, 14/05, diretores, trabalhadores de saúde, apoiadores e doadores de sangue no pátio do Hemocentro de Goiás, foi realizado hoje uma reunião para comemorar o “Dia Mundial do doador de Sangue”. Também compareceram jogadores de futebol que matem uma parceria com a unidade, além da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Foram homenageados doadores especiais e também uma receptora de sangue, que receberam brindes e participaram de um agradável café da manhã.

Os diretores do Hemocentro, Mauro Silva e Arione de Paula, falaram da importância do ato de cada doação para o atendimento de todo o sistema público de saúde no ato de entregar um pouco do sangue que é gratuito e que não faz falta para o organismo que quem doa, mas que faz toda a diferença entre a vida e a morte de quem dele necessita.

Representando o secretário da saúde, Leonardo Vilela, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, Irani Ribeiro, falou do desafio que é manter os estoques de sangue ideais para atender a demanda no Brasil, que não vive muitas catástrofes naturais, mas que enfrenta altos índices de acidentes de trânsito. Com dois grandes hospitais de emergência na capital, o Hospital de Urgências de Goiânia – Hugo e o Hospital de Urgências Otávio Lage – o Hugol, a demanda é grande e exige muitos esforços dos trabalhadores e da própria sociedade para garantir o suprimento da quantidade de sangue necessária para atender aos pacientes.

Em nome da Secretaria de Estado d Saúde – SES-GO, a Dra. Irani agradeceu àqueles que a qualquer dia do ano se dispõe a ajudar a quem não conhece num gesto de carinho e amor. Para ela não adiantam investimentos em técnicas e procedimentos de tratamento modernos se não houver disponível o líquido que representa a vida e que contêm as substâncias que não podem ser fabricadas fora do corpo humano.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo