Saúde amplia convênio com Bombeiros para combate ao Aedes

Outras parcerias estão em pauta, como transporte aéreo de pacientes graves e treinamento para situações de crise

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) pretende ampliar o convênio com o Corpo de Bombeiros Militar. Em reunião ontem, 23, com o secretário Ismael Alexandrino, foram discutidos critérios e cronogramas do termo de cooperação entre as partes, com o objetivo de traçar estratégias de melhorias. As áreas técnicas de cada órgão já estão em atividade para viabilizar as mudanças.

As primeiras iniciativas são expandir o programa “Goiás Contra o Aedes”, para maior engajamento dos municípios goianos, e avaliar futuras parcerias para o transporte aéreo de pacientes graves. Outro propósito do secretário de Saúde é que a corporação realize treinamentos do alto escalão da SES-GO para situações de crise.

Goiás Contra o Aedes

A ação “Goiás Contra o Aedes” teve início em dezembro de 2015 e permitiu a realização de mais de 40 milhões de visitas domiciliares, o que representa uma média acima de um milhão de visitas ao mês. O combate aos vetores é decisivo na prevenção da dengue e de seus sorotipos e de outras doenças, como zika e chikungunya.

Com a campanha, houve uma redução de incidência de dengue nos últimos anos. Em 2015, o Estado registrou 189 mil casos, sendo que em 2018 foram 105 mil, uma redução de mais de 40%. Outro ponto positivo diz respeito ao aumento da vigilância do vetor por parte dos municípios goianos. Em 2015, menos da metade dos municípios goianos conseguiam realizar coberturas domiciliares adequadas, conforme parâmetros do Ministério da Saúde. Mesmo com o aumento da cobertura, Ismael Alexandrino afirma que nem todos os municípios estão engajados.

“Temos dificuldades em conseguir a adesão de inúmeros prefeitos e secretários de Saúde ao ‘Goiás Contra o Aedes’. E sabemos que a gestão de cada município goiano precisa fazer sua parte na conscientização da população e no cumprimento do seu papel para a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito”, explicou o secretário, ao justificar a ampliação da parceria com o Corpo de Bombeiros.

Mayara Chagas e Thiago Lagares, da Comunicação Setorial

Foto:  Sebastião Nogueira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo