Cooperação entre HGG e HMI vai permitir residência médica integrada

Karim Alexandre

A partir de agora os médicos residentes do Hospital Geral de Goiânia – HGG e do Hospital Materno Infantil – HMI vão atuar de maneira integrada nas duas unidades. Foi assinado hoje, 05/04, no auditório do HGG, um Termo de Cooperação Técnica para atendimento de pacientes pediátricos nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia e cirurgia plástica. A partir de agora as duas unidades vão assumir as cirurgias eletivas em menores de 14 que serão operados no HGG com o apoio técnico do HMI.

As principais cirurgias realizadas por meio da parceria serão a criptorquidia (testículo escondido), circuncisão, retirada das amígdalas, retirada de adenoide, lesões nasais e labiopalatinas. Os pacientes maiores de 12 do Centro de Reabilitação de Fissuras Lábio – Palatinas (Cerfis), do HMI, terão assegurada a continuidade dos procedimentos na especialidade bucomaxilofacial e cirurgia plástica, realizados no HGG.

Para o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, a integração dos serviços prestados por profissionais dos dois hospitais é um avanço na assistência no estado de Goiás. Isso porque o atendimento será mais completo e rápido, ajudando de diminuir as filas por cirurgia. Tanto que a secretaria pretende ampliar a integralidade para as outras unidades hospitalares do estado.

Leonardo Vilela fez questão de cumprimentar a superintendente de educação em saúde e trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, pela colaboração para a concretização das mudanças que repercutem positivamente tanto na assistência prestada à população quanto no avanço da qualidade do ensino na área de saúde.

A Dra. Irani defende que as residências médica e multiprofissional devem ser do estado como um todo e não da unidade hospitalar. Ela defende a residência em rede para que a formação do profissional seja mais ampla e voltada para resolutividade e humanização. A superintendente adiantou, inclusive, que está sendo preparado um novo termo de cooperação nas áreas de ginecologia, mastologia e endoscopia. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo