Organização internacional escolhe CRER para treinar médicos em cirurgias ortopédicas

Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é a primeira unidade de Saúde no Brasil a sediar o primeiro evento da Steps2Walk

A organização humanitária Steps2Walk escolheu o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para sediar o primeiro treinamento médico Steps2Walk em solo brasileiro. O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, participou na manhã desta segunda-feira, 28, da abertura do evento, que será realizado até 1° de fevereiro, das 8h às 17h, no auditório Valéria Perillo.

Ismael Alexandrino destacou que um evento do porte do Steps2Walk fomentará as práticas de promoção e de tratamento da saúde em Goiás. “Nossa intenção no Estado de Goiás é de elevarmos a saúde a um patamar de destaque, que ela tem todo potencial para alcançar. Já somos referência em algumas áreas específicas, mas acreditamos piamente que somos capazes de sermos também na medicina, na reabilitação e em estudos científicos. Precisamos dar um salto e colocar Goiás no cenário de respeito nacional. Este evento é um pontapé internacional também para isso”, considera.

Também participaram da solenidade o superintendente executivo da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), Sérgio Daher; o chefe do Serviço de Cirurgia de Tornozelo e Pé do CRER, Edegmar Nunes Costa; o médico norte-americano e fundador da Steps2Walk, Mark Myerson; e a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS da SES, Luciana Vieira.

Segundo a superintendente Luciana Vieira, o treinamento promovido pela “Steps2Walk” é muito prático e permite a transferência do conhecimento. “Essas capacitações no formato ‘hands on’ não são apenas aulas de como fazer. O participante vivencia a prática, colocando a mão na massa, o que proporciona um melhor desempenho”. Ela enfatiza ainda que os ortopedistas do Estado estão aprendendo com os melhores especialistas do assunto e isso, por fim, vai qualificar o atendimento médico.

Deformidades graves

Durante o treinamento, Mark Myerson vai operar 14 pacientes do CRER com deformidades graves de tornozelo e pé. As técnicas que serão usadas pelo especialista são consideradas as mais modernas da área médica. Todas as cirurgias serão transmitidas ao vivo para os participantes do evento.

Ao todo, 25 médicos brasileiros participarão do treinamento, em regime de imersão. Além de acompanhar as cirurgias, que serão realizadas no centro cirúrgico do CRER, os especialistas vão assistir a palestras, discutir casos graves de deformidades de tornozelo e pé e também trocar experiências durante discussões em mesas-redondas. A Steps2Walk realiza esse tipo de treinamento em várias partes do mundo.

O CRER realiza cerca de 600 cirurgias de tornozelo e pé por ano e, a partir do curso, as novas técnicas já serão colocadas em prática no hospital.

Patrícia Almeida, da Comunicação Setorial

Foto: Sabba Nogueira

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo