Seminário debate importância da pesquisa qualitativa em saúde coletiva


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mestrandos, mestres, doutores e professores de diversas áreas participaram hoje, no auditório da SEST-SUS, do 1º Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde Coletiva. O evento foi uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS.

Com o objetivo de reforçar a inserção social das pesquisas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o seminário promoveu um debate sobre abordagens da pesquisa qualitativa na prática profissional nos serviços de saúde do Estado de Goiás. A realização do evento também proporcionou a integração e divulgação da produção científica de alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva/UFG.

A conferência de abertura contou com a presença do Prof. DR. Neslon Filice de Barros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre o tema Pesquisa Qualitativa em Saúde. Na parte da tarde a palestra foi dividia entre o Prof. Dr. Ricardo Teixeira, da UFG, e a Profª.  Drª Ellen Synthia, que também foi a coordenadora do evento. Com o tema “Integração de Pesquisas Qualitativas – UFG e UNICAMP, os professores da UFG falaram da importância da formação de um mestrado em Saúde Coletiva. “A pergunta era: essa qualificação como mestre faria alguma diferença no ambiente de trabalho”, questionou a Drª Ellen Synthia durante sua palestra. Como instrumento de pesquisa foi criado o Portal Egressos.

A mestranda em Saúde Coletiva Rosana Mendes Reis Barbosa acredita que sim. “Com o mestrado profissional, os conteúdos que eu já tive acesso já mudaram a minha forma de pensar e, consequentemente, as minhas ações no ambiente de trabalho”, explica ela, que atualmente trabalha na coordenação de Residência Multiprofissional da SEST-SUS (Coremu/ SEST-SUS).  A Coremu /SEST-SUS é a instância técnico administrativa responsável pelo gerenciamento dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS), na modalidade pós-graduação lato sensu, executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo