Para consultor do CONASS educação permanente é primordial para a eficiência na atenção básica


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A melhoria dos serviços de saúde na atenção básica passa, necessariamente, pela educação permanente e mudança nos processos de trabalho nas unidades de atendimento”. Ao fazer esta afirmação o consultor em saúde pública do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Eugênio Vilaça, afirmou que Goiás está na direção certa em realizar, em todas as regiões do estado, a série de oficinas para a construção do Plano Estadual de Educação Permanente – PEEPS.

O Dr. Eugênio esteve hoje, 05/06/2018, na Escola Estadual de saúde Pública Cândido Santiago e explicou que o CONASS tem uma estratégia de educação permanente massiva envolvendo 100% dos servidores das unidades básicas de saúde. Segundo ele a proposta é qualificar os trabalhadores no próprio local onde exercem suas atividades reorganizado os processos de trabalho de forma padronizada . Ao implantar um fluxograma de atendimento é possível melhorar a vida do usuário, garantiu.

Eugênio Vilaça afirmou que o trabalho que está sendo feito em 640 municípios brasileiros já apresenta resultados práticos positivos e a população já está percebendo a diferença. Com a padronização, conforme disse, é possível dar qualidade ao serviço de vacinação, controlar a saúde de pacientes com diabetes e hipertensão (evitando o agravamento dos quadros), diminuir e até acabar com as filas de consultas e melhorar inúmeros serviços considerados ineficientes por falta de organização.

Após a organização da atenção primária através da educação permanente nas próprias unidades básicas de saúde, o passo seguinte, segundo ele, é necessário também realizar o mesmo processo nos centros de especialidades e depois nos hospitais de média e alta complexidade. A educação permanente junto com os processos organizados de trabalho dão direção aos gestores públicos e melhoram a vida das pessoas, concluiu. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo