Capacitação em diagnóstico de câncer da SEST ganha aliada no HC

Marlene Arvelos

Representando o governador em exercício, José Éliton Júnior, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, participou nesta quarta-feira, 28 de setembro, da inauguração do Centro Avançado de Diagnóstico de Câncer de Mama – CADMama, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Batizada de “CORA” a unidade vai atender cerca de 1.800 mulheres por mês do Sistema Único de Saúde no sentido de reduzir o tempo de espera para a realização de biópsia de tumores suspeitos de malignidade.

O CORA conta com aparelhos de mamografia, ultrassonografia e de mamotomia, capaz de reduzir em 80% o número de cirurgias para diagnóstico de câncer de mama, segundo o coordenador do centro, Ruffo de Freitas Júnior. Para ele o mamótomo, o primeiro para atendimento público da região Centro-Oeste, irá ajudar a reduzir o tempo de espera das pacientes e assim diminuir os efeitos físicos e psicológicos causados pela demora, além de contribuir para o sucesso do tratamento realizado na fase inicial do tumor. “O aparelho será um grande aliado na redução da mortalidade por câncer de mama”, afirmou.

De acordo com as estatísticas 58 mil brasileiras e cerca de 1.500 goianas terão câncer de mama até o fim de 2016. Em Goiânia, conforme o Dr. Ruffo, a rede pública está conseguindo atender a demanda por consultas mas ainda há um grande gargalo na realização da biópsia. Portanto as parcerias com as secretarias estadual e municipal de saúde são fundamentais para diminuir as filas por diagnóstico de câncer de mama.

Como uma das representantes do governo estadual na inauguração a Dra. Irani Ribeiro disse que a Secretaria de Estado da Saúde trabalha incansavelmente para atender a população com qualidade e amor, como o serviço do Cora propõe. Em seu discurso ela afirmou que o usuário do SUS precisa ser tratado de maneira humanizada e que, diante da proposta do Centro de Diagnóstico, a governo é parceiro do CORA. A superintendente enalteceu o trabalho de capacitação dos trabalhadores do sistema de saúde que será realizado no local, o que vai contribuir para que o atendimento seja cada vez mais qualificado possível atendendo ao objetivo fundamental do SUS que não foi criado apenas para os pobres e sim para toda a população brasileira.

Em parceria com o Conselho Regional de Medicina e com o Hospital Araújo Jorge a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS promove a capacitação em oncologia de médicos do Programa Saúde da Família. O treinamento visa qualificar o atendimento na consulta para um diagnóstico precoce, num trabalho que precede ao encaminhamento para a realização da biópsia. A Dra. Irani afirmou que preparação dos clínicos gerais pela Escola de Saúde Pública Cândido Santiago vem de encontro à preocupação da Secretaria Estadual de Saúde em oferecer um serviço de saúde qualificado e um tratamento digno aos que dele necessitam.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo