Dra. Irani Ribeiro participa de simpósio internacional do Centro de Especialização de Enfermagem e Nutrição

Marlene Arvelos

Representando o Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, a Superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, participou neste sábado, 30 de abril,  da abertura do VI Simpósio Internacional do Centro de Especialização de Enfermagem e Nutrição (CEEN). O evento faz parte do programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Goiás.  Neste ano os temas das discussões que acontecem durante todo o dia são: Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica, Central de Material e Esterilização.

O simpósio contou com cerca de 800 participantes, entre enfermeiros, estudantes de enfermagem e outros profissionais de saúde de Goiás e outros estados da federação. Seguindo a programação foram realizadas palestras, mesa redonda e conferências internacionais com a presença da PhD Alessandra Marçal Agostinho Hunt, representante da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ela falou do tema “ Biofilms: Processamento Adequado de Materiais”.

A professora da Universidade de São Paulo, Kazuko Uchikawa Graziano, proferiu palestras sobre  vários assuntos importantes para o desenvolvimento da atividade de enfermagem. Dentre elas a “Validação do Processo de Esterilização de Autoclave a Vapor:  Como garantir a manutenção dos parâmetros de esterilização e sua eficácia”. A professora também falou sobre “ Cuidados com produtos para a saúde em unidade consumidoras” , “Mitos, fatos e controvérsias ao processamento de produtos para saúde” e “Cirurgia segura: como conseguir adequar a equipe a esta realidade”.

A superintendente Irani Ribeiro considerou muito importante a realização do simpósio como forma de formação e reciclagem dos profissionais e estudantes  de enfermagem, como parte integrante do sistema de saúde como um todo. Mas voltou a lembrar da necessidade de que toda qualificação deve chegar  ao paciente. “ A população merece um atendimento de qualidade e é por isso que a educação em saúde existe”, concluiu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo