Pesquisadora da ESAP é aplaudida de pé em apresentação no HUGO

ASCOM HUGO

A diretoria do Hospital de Urgências de Goiânia – HUGO classificou como muito importante o estudo epidemiológico realizado pela pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Goiás – ESAP – SEST/SUS, Dra. Rafaela Veronezi, sobre casos de trauma de coluna atendidos na unidade em 2013. Segundo o diretor clínico, Dr. José Joaquim Gomide Neto, a pesquisa beneficia os pacientes e oferece informações importantes para os gestores no sentido da implementação de ações para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Um dos benefícios é a orientação dos profissionais para o registro adequado nos prontuários da avaliação e do atendimento realizado. Para o Dr. Gomide outra grande qualidade do trabalho da Dra. Rafaela é que ele apontou a necessidade de direcionamento dos recursos técnicos e humanos (principalmente da equipe multidisciplinar) para a assistência globalizada do paciente.

A pesquisadora da Escola de Saúde Pública apresentou o resultado da pesquisa para a comunidade de saúde do HUGO, no último dia 23 de março, e foi aplaudida de pé. O estudo também despertou interesse da imprensa de Goiânia que buscou informações sobre a incidência dos traumas e a assistência prestada às vítimas de acidentes. A apresentação também será tema de reportagem da próxima edição do jornal do HUGO.

A Dra. Rafaela Veronezi apontou três principais formas de prevenção de sequelas de traumas de coluna. A primeira delas é o transporte adequado da vítima para o hospital, a segunda é a assistência hospitalar inicial eficiente e a terceira é o início precoce da reabilitação, principalmente com fisioterapia. A pesquisadora encerrou o trabalho com uma frase conclusiva: “O estabelecimento do perfil dos pacientes com Trauma Raquimedular em Goiânia traz a caracterização das variáveis associadas ao trauma permitindo o planejamento de estratégias voltadas para a promoção da saúde e prevenção da disfunção, bem como a estruturação dos serviços de reabilitação para o melhor atendimento dos casos”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo