Pacientes internados no HGG estão satisfeitos com as refeições oferecidas pelo hospital, diz pesquisa

Karim Alexandre

Pesquisa realizada por residente na área de Nutrição do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi – HGG, concluiu que os pacientes internados estão satisfeitos com as refeições oferecidas pela unidade hospitalar. O trabalho foi apresentado durante o segundo dia da Semana Científica, evento que reúne a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) de 58 profissionais dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

A autora do estudo foi a nutricionista Jhéssica Ferreira Silva. Segundo ela, a curiosidade pelo tema abordado surgiu já no primeiro mês da residência no HGG. “No primeiro mês de residência a gente passa pela produção, onde temos que provar as refeições oferecidas aos pacientes. Aí eu vi aquela comida tão bonita e gostosa e pensei: será que os pacientes tem a mesma sensação ao se alimentar ou é porque eu estou saudável e não estou internada?”, contou a nutricionista.

Isso porque a alimentação no ambiente hospitalar, por muitos anos, teve uma reputação negativa. Os pacientes demonstravam baixa aceitação justificada, na maioria das vezes, por conta da pouca variedade ofertada.

A partir desta dúvida ela desenvolveu seus estudos, que resultaram no TCR intitulado “Grau de satisfação dos pacientes em relação às refeições oferecidas por um hospital público na cidade de Goiânia-GO”.

O objetivo da pesquisa foi identificar o grau de satisfação de pacientes em relação às refeições oferecidas, e identificar se existe relação da satisfação com as variáveis: idade; tempo de internação; sexo, renda; escolaridade; reincidência; presença de comorbidades; consistência da dieta e composição da dieta.

O estudo foi conduzido nas clínicas médicas e cirúrgica do HGG entre os meses de maio a setembro de 2018. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário específico. “Eu queria que eles pensassem em todas as refeições e me respondessem sobre o grau de satisfação das refeições com relação aparência, temperatura, sabor/tempero e quantidade”, explica Jhéssika, que aplicou o questário para uma amostra de 100 pacientes internados nas clínicas médicas e cirúrgicas. “O resultado encontrado foi de que a maioria dos pacientes relatou estar satisfeito ou muito satisfeito em relação às quatro características investigadas”, concluiu a nutricionista, que recebeu elogios da banca examinadora.

 

Semana Científica

As apresentações continuam até sexta-feira (08/02), das 7h30 às 18h00. A defesa dos trabalhos está sendo feita por 58 profissionais divididos em 10 categorias, sendo: 03 assistentes sociais, 01 biomédico, 14 enfermeiros, 05 farmacêuticos, 09 fisioterapeutas, 07 fonoaudiólogos, 06 nutricionistas, 02 odontólogos, 09 psicólogos e 02 terapeutas ocupacionais. Os futuros especialistas são residentes que ingressaram no ano de 2017 e, no caso dos odontólogos, no ano de 2016, nas seguintes unidades hospitalares: HUGO, HUGOL, HDT, HGG, HMI e CRER.

Gabriela Dutra, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS

Foto: Karim Alexandre

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo