Secretário conhece experiências exitosas da Saúde de Barretos

Prevenção ao câncer e inovação tecnológica são pontos centrais analisados pelo gestor na rede de saúde administrada pela Fundação Pio XII, em São Paulo. Intuito é trazer boas ideias para projetos do governo de Goiás

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, está na cidade de Barretos, em São Paulo, para conhecer as instalações das unidades de saúde administradas pela Fundação Pio XII.  O intuito, segundo Ismael, é buscar experiências bem-sucedidas que possam ser aplicadas no Estado.

“A gestão de saúde praticada aqui em Barretos pela Fundação Pio XII tem muito a nos ensinar. Sobretudo, na área de prevenção ao câncer, projeto que pretendo levar a Goiás, investindo em ferramentas que possibilitem a diminuição, em longo prazo, de estágios avançados da doença”, revelou o secretário, ao visitar a fábrica das carretas (Unidades Móveis de Prevenção), que fazem diagnóstico itinerante de casos de câncer de mama, colo de útero, pele, boca e pulmão.

A instituição é mantenedora do Hospital de Amor, que é referência no tratamento de câncer no País, e também das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Santa Casa de Misericórdia e dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) que fazem parte da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Barretos.

De acordo com o gestor, além dos aspectos exitosos em gestão de custos, otimização de gastos e humanização dos atendimentos, a rede de saúde da cidade paulista tem um grande diferencial, a inovação. “Estou conhecendo as tecnologias que são utilizadas em favor da gestão e, sobremaneira, da assistência ao paciente. O trabalho de educação e promoção da saúde tem aliados importantes aqui, como estações de gamificação, que permitem o aprendizado de forma interativa e cativante, por meio de técnicas de jogos”, explicou.

Ismael visitou, na segunda-feira, 11, o IRCAD América Latina, que é o maior centro de treinamento (simulação) em cirurgia minimamente invasiva do continente e possui uma moderna estrutura para a especialização médica dos países latino-americanos. O secretário também passou por todas as instalações do Hospital de Amor, analisando os diversos tipos de atendimentos e sua humanização. No roteiro também estavam a Santa Casa de Misericórdia, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, Ambulatórios de Medicina Especializada (AME) e outros.

Mayara Chagas, da Comunicação Setorial

Foto: Divulgação: Assessoria de imprensa do Hospital de Amor

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo