Hemocentro Itinerante coleta 37 bolsas de sangue na Assembleia

Ação realizada das 9 às 17 horas de terça-feira, 19, resultou ainda em 49 cadastros, a maioria de servidores do Legislativo estadual

Doar sangue já é uma rotina na vida da servidora pública Jordana de Araújo, 34 anos. Ela conta que começou a doar aos 18 anos. “Comecei a doar porque uma amiga da minha mãe teve câncer e tinha dificuldades para encontrar doadores. Desde então virou um hábito. Também já cadastrei para doação de medula. Sempre que posso, eu doo”, disse. Ela foi uma das primeiras doadoras do Hemocentro Itinerante, ação realizada nessa terça-feira, 19, em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Entre 9 e 17 horas, foram realizados 49 cadastros e coletadas 37 bolsas. A maioria, de acordo com a diretora de Saúde da Alego, Raquel Lúcio Franco, é de servidores da Casa legislativa. “Essa é a 14ª edição da campanha de doação de sangue com a parceria Assembleia e Hemocentro. É muito importante porque nós temos uma quantidade significativa de servidores e eles se mostram sempre muito disponíveis a doar. Inclusive a maior parte das doações são de servidores. Temos uma lista e, ao nos aproximarmos da campanha, acionamos cada um deles para que possam voltar a doar”, explicou.

O ônibus de coleta externa ficou estacionado em frente à Alego, na Alameda dos Buritis, durante todo o dia. O objetivo foi conscientizar os servidores e a população sobre a importância da doação de sangue. A também servidora da Assembleia Gabriela Cristina, 28 anos, realizou a sua primeira doação. “Queria ter essa experiência de contribuir com o próximo. Já acompanhei casos de amigos que precisaram de sangue e acho que esse tipo de ação é muito importante”, explicou.

A coordenadora de Captação do Hemocentro, Kamilla Leles, explicou que o Hemocentro está sofrendo com o baixo estoque de sangue desde dezembro. “Nesta época, os estoques apresentam queda porque existem as festas no final do ano, o período de férias de janeiro e agora a proximidade do feriado de carnaval. Mas é um movimento que acontece não só em Goiás, mas em todo o País. A parceria que fazemos com a Assembleia é muito importante, porque nos auxilia na manutenção dos nossos estoques”, declarou.

Pamella Rodrigues (texto e fotos), do Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo