HDT recebe doação de gelatina para pacientes soropositivos

Grupo de amigos do Setor Baleneário leva à unidade da SES-GO 600 pacotes do produto, que ameniza o efeito colateral do uso do antirretroviral e fortalece a imunidade do paciente

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), recebeu na quarta-feira, 20, a doação de 600 pacotes de gelatina de um grupo de amigos do Setor Balneário. A entrega foi feita ao Serviço Social da unidade por três representantes do grupo, Keila Aparecida, Fátima Morais e Guilherme Chagas, e será entregue, conforme a necessidade, aos pacientes soropositivos em consultas ambulatoriais.

De acordo com o grupo, a motivação foi promover algum benefício ao próximo. “Para nós é muito gratificante poder contribuir de alguma forma para ajudar quem precisa. Procuramos encontrar a melhor forma e decidimos pela gelatina, que descobrimos poder ajudar muito no tratamento de alguém”, comenta Fátima Morais.

As assistentes sociais Rosa Elita, Silma Morbeck e Carla Simone, que receberam os produtos, explicaram a importância da gelatina para o tratamento dos pacientes soropositivos. “A gelatina ameniza o efeito colateral para o paciente que faz uso do antirretroviral, além de auxiliar no fortalecimento da imunidade. Para nós, um ato como esse é de grande importância. Toda a nossa gratidão”, elogia Rosa Elita.

Solidariedade

O Serviço Social do HDT conta com doações de pessoas, escolas, empresas e instituições religiosas que se dispõem a ajudar os pacientes que recebem alta e não conseguem manter os mesmos cuidados que receberam no hospital. “Atendemos pacientes que muitas vezes não têm condição de trabalhar, por conta da doença; então, toda ajuda é bem-vinda e faz muita diferença na vida dessas pessoas”, explica a supervisora do Serviço Social da unidade, Francisca Teixeira.

De acordo com ela, as doações recebidas não são regulares, mas, vez ou outra, o hospital recebe ligações de pessoas interessadas em ajudar os pacientes. “Duas vezes ao ano, recebemos a doação de sardinha, gelatina e produtos de higiene pessoal de uma escola e, no final do ano, sempre recebemos fórmulas lácteas para os bebês de mães soropositivas de um grupo de voluntários. No mais, são pessoas que se dispõem a ajudar e nos procuram”, conta Francisca.

Apesar de não haver uma divulgação por parte do HDT e pacientes, a assistente social informa que produtos de higienes são sempre bem-vindos, para serem entregues para pacientes internados na unidade, bem como alimentos não perecíveis para aqueles que já receberam alta e realizam acompanhamento ambulatorial no hospital.

“Tem pacientes que ficam muito tempo no hospital e não têm shampoo, pasta de dente, nada disso; já alimento é para aqueles que não estão mais aqui, pois, aos pacientes internados o hospital fornece toda a alimentação”. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato por meio do número (62) 3201-3664.

Loizia Paiva (texto e foto), da ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo