HGG realiza formatura de 49 profissionais nesta segunda-feira

Solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Área Profissional da Saúde será realizada no Auditório dr. Luiz Rassi, a partir das 19 horas

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza nesta segunda-feira, 25, a solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e da Área Profissional da Saúde da instituição, que é certificada como Hospital Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Os programas são oferecidos sob supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (ESAP), da SEST-SUS/SES-GO. O evento ocorrerá no Auditório Dr. Luiz Rassi, no quinto andar, a partir das 19 horas, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. No total, 49 novos especialistas participarão da solenidade.

A abertura será realizada pela reumatologista Fábia Mara Gonçalves Prates de Oliveira, que está à frente da Comissão de Residência Médica do HGG (Coreme), e pela psicóloga Telma Noleto, coordenadora da Residência Multiprofissional (Coremu). Ana Gabriela Cardoso Ferraz, que está se formando em clínica médica, será a porta-voz da turma de médicos, e Andrea Regina de Oliveira, que está encerrando a especialização em fonoaudiologia, falará em nome dos residentes multiprofissionais. A fala de encerramento será do pneumologista Marcelo Rabahi, que é coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade.

A psicóloga Telma Noleto explica que a solenidade de encerramento da residência marca o término de uma jornada de aprendizado teórico-prático. “Trata-se de um rito de passagem, que promove um sentimento de coesão ao grupo de profissionais da própria instituição, como também simboliza o início de um novo ciclo na vida profissional de cada um. Durante a residência, os profissionais puderam aprimorar conhecimentos, adquirir as mais diferentes experiências desde a promoção à saúde e atenção aos procedimentos de alta complexidade até os cuidados paliativos”, disse.

Estímulo à qualificação

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Marques, ressaltou a importância dos programas de residência para o HGG e o Estado. “A presença do residente é um estímulo à qualificação, e sempre que ensinamos, aprendemos. Nesse sentido, perpetua um projeto de formação de especialistas em Goiás. O HGG tem excelentes profissionais, e aqui aprendemos e entregamos à sociedade novos especialistas e, dessa forma, a história se mantém, perpetua a formação, e é uma forma de entregar ao SUS profissionais habilitados a dar continuidade a um processo que estamos vivenciando hoje”, declarou.

Neste ano, o HGG está formando especialistas nas áreas de ; cirurgias geral, plástica, cirurgia, do aparelho digestivo; anestesiologia, clínica médica, coloproctologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, neurofisiologia clínica, medicina intensiva, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia.

Exposição ‘Meu acervo’

O Projeto Arte do HGG também abre nesta segunda-feira a quarta temporada de exposições da Galeria Juca de Lima, localizada na área de Ensino e Pesquisa da unidade. A exposição Meu acervo conta com 45 obras da artista plástica Helena Vasconcelos e amigos. A abertura ocorrerá a partir das 19 horas, simultaneamente à solenidade de encerramento dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional.

Helena Vasconcelos é conselheira do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e curadora voluntária do projeto Arte do HGG. Nessa exposição, ela traz obras do acervo próprio e de amigos. Natural de Minas Gerais, ela selecionou obras que representam os seus 15 anos de carreira. O acervo pitoresco e colorido de Helena Vasconcelos conta com telas em pequenos formatos, em que cada artista representa sua tradição, contemplado pintores das mais diversas regiões, que passaram pela Bienal Naïfs do Brasil.

Pamella Cardoso, do Idtech

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo